quinta-feira, 4 de junho de 2009

Torcedor morre espancado antes de jogo em São Paulo

Confronto entre corintianos e vascaínos teve tiros, pauladas, feridos, ônibus queimado e detidos

Foto: Reprodução de TV

Corintianos incendiaram ônibus vascaíno

São Paulo - Um confronto entre corintianos e vascaínos, com tiros e pauladas, terminou com a morte de uma pessoa e dezenas de detidos antes da semifinal da Copa do Brasil no estádio do Pacaembu em São Paulo nesta quarta-feira.
Torcidas do Vasco aliadas às do Palmeiras se encontraram com um grupo de corintianos que se dirigiam ao Pacaembu, onde aconteceria a partida. Houve confronto e um torcedor morreu após ser espancado com pedaços de pau. A identidade do corintiano morto ainda não foi divulgada e ele já chegou morto ao Hospital de Santana, para onde também foram levados oito feridos.
O corpo da vítima, que estava seminu, foi encontrado próximo à Praça Campo de Bagatelle, no bairro de Santana, zona norte da capital, por uma viatura que fazia patrulha na região.
A violência se estendeu ao pós-jogo, quando um ônibus de torcedores da equipe carioca foi queimado nas proximidades do estádio. Segundo o promotor público Paulo Castilho, a promessa de confusão chegou ao conhecimento da Polícia Militar na manhã dessa quarta.
"Por meio de denúncia anônima, eu fiquei sabendo que os vascaínos pretendiam deixar os ônibus na Mancha Alviverde e na TUP (facções palmeirenses) e ir a pé ao Pacaembu. Então percebi que haveria uma emboscada, entrei em contato com o comando da PM e solicitei a escolta", disse.
De acordo com o promotor, 15 ônibus com cerca de 800 torcedores do vasco chegaram pela Rodovia Presidente Dutra. Na altura de Guarulhos, eles foram acompanhados por 20 policiais militares de moto e acessaram a Marginal do Tietê. Quando chegaram à Ponte das Bandeiras, na zona norte de São Paulo, cruzaram com quatro carros e um ônibus de corintianos.
De acordo com o major Cipriano Rodrigues, comandante do policiamento ligado ao jogo, os vascaínos conseguiram se desvencilhar da escolta. Tiros e pedaços de paus foram usados no conflito.
Uma parte dos envolvidos na foi conduzida ao 13º Distrito Policial, na Casa Verde. Os feridos foram levados ao Pronto Socorro do Hospital Santana.
Mais tarde, logo após definida a classificação do Corinthians depois do empate com o Vasco, um ônibus dos vascaínos foi queimado na Rua Major Natanael, nas imediações do estádio. Torcedores corintianos festejaram o fato, sob a alegação de que foram recebidos a pedradas no Rio de Janeiro, no primeiro jogo no Maracanã. Nesse caso, não houve confirmação de detidos pela PM.
Os demais ônibus torcedores do Vasco foram escoltados por policiais em 16 motos até a Rodovia Presidente Dutra.
Detidos
Os integrantes das torcidas detidos foram encaminhados ao 13º DP, na zona norte da Capital, por suspeita de envolvimento no confronto que culminou na morte de um torcedor.
Segundo informações da polícia, a maioria dos detidos é torcedor do Corinthians, além de cerca de três vascaínos, chefes de uma torcida do clube carioca.
Com informações do Terra

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: