quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dez viaturas sob investigação

GPS mostra que mais carros do 15º BPM (Caxias) estiveram no sítio no horário dos pegas, aos domingos

POR MARIA MAZZEI, RIO DE JANEIRO

Rio - Pelo menos dez viaturas do 15º BPM (Duque de Caxias) estiveram no sítio Eva Nunes, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, durante as tardes de domingo nos últimos dois meses. A informação consta em relatório da Polícia Militar que já está nas mãos do comandante da unidade, tenente-coronel Luís Antônio Corso. Conforme O DIA noticiou terça-feira, um carro oficial batalhão — um Gol com giroscópio — foi filmado dia 21 fazendo acrobacias, como cavalos de pau, num evento que acontece no local aos domingos.

Os dados foram obtidos em rastreamento do Sistema de Posicionamento Global (GPS) de cada viatura. Os investigadores também cruzaram as informações com os registros de ocorrências em delegacias da região nas mesmas datas. Nenhum deles justifica a presença de viaturas ou de patrulhamento no entorno ou no local para onde o sinal do GPS de cada veículo aponta, dentro do sítio. Os horários também coincidem com o período dos pegas.

PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO
“Se ficar comprovado tecnicamente que mais policiais frequentavam o evento, todos vão responder administrativamente. Esse tipo de infração é vergonhosa”, disse o coronel Paulo César Lopes, comandante do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA).
Enquanto a viatura do 15º BPM era usada para fazer as manobras arriscadas no pega, no domingo, dois registros de perturbação do sossego foram feitos na 60ª DP (Campos Elíseos). Vizinho do sítio queixaram-se do barulho provocado por carros em alta velocidade e sirenes. Depois da reportagem, um cabo e soldado identificados como responsáveis pela viatura que estava no pega foram presos. Eles vão responder a processo disciplinar e poderão ser expulsos. Em depoimento, eles disseram que emprestaram o carro para amigos. A polícia tenta localizar os dois homens que teriam usado a viatura e o dono do sítio.
Município tem índices preocupantes de violência
Duque de Caxias tem altos índices de homicídio, assaltos a transeuntes e estupros, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). O 15º BPM é o único batalhão da região responsável pelo patrulhamento de uma área de 468,3 quilômetros quadrados.
No ano passado foram registrados 4.585 roubos a transeuntes em delegacias do município, 890 a mais que em 2007. Em março deste ano, foram 248 — cerca de oito por dia. Dados do ISP também revelam que pelo menos uma pessoa é vítima de violência sexual na região todos os dias. Em março deste ano, 33 pessoas foram estupradas e 38 sofreram tentativas de estupros.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: