sexta-feira, 26 de junho de 2009

Grupo de sem-teto faz manifestação em frente a delegacia no Rio

Eles protestaram contra possíveis despejos de famílias.
Representante da Secretaria de Habitação acompanha o caso.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

Um grupo de sem-teto fez uma manifestação na noite desta quinta-feira (25) em frente à 5ª DP (Gomes Freire), no Centro do Rio. Segundo a polícia, cerca de 40 pessoas protestaram contra possíveis despejos de famílias que vivem num prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Avenida Mem de Sá, e na calçada de um edifício na Rua Gomes Freire, ambos no Centro.
Na segunda-feira (22), os sem-tetos ocuparam o prédio do INSS, que estava desativado. Segundo a Defensoria Pública do Rio, pelo menos 17 famílias, entre elas crianças e mulheres grávidas, continuam no local e exibem faixas de protesto na varanda. De acordo com a polícia, a manifestação foi pacífica.

As famílias que estão no prédio do INSS ocupavam um outro edifício na Avenida Gomes Freire, na Lapa, também no Centro, até o fim de maio, quando o imóvel pegou fogo. Quatro andares foram destruídos e uma parte dos moradores passou a viver numa calçada. Alguns permanecem no local. 
Ainda na segunda-feira, o INSS informou que vai pedir na Justiça a reintegração de posse do prédio que foi ocupado pelo grupo de sem-teto. O 13º BPM (Praça Tiradentes) foi chamado para negociar a desocupação do prédio. Segundo a polícia, dois vigilantes também estão no prédio guardando o patrimônio.

Um representante da Secretaria estadual de Habitação está acompanhando o caso.

Governo analisa pagamento de aluguel

A Prefeitura do Rio informou que os sem-teto deverão ser inscritos num programa para que possam ter direito a uma casa.
A Secretaria estadual de Habitação disse que analisa o pagamento do aluguel social para eles.
Já a Secretaria municipal de Ordem Pública declarou que está estudando a melhor maneira de retirar as pessoas que permanecem na calçada em frente ao antigo prédio na Lapa.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: