sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fãs relembram passagem de Michael Jackson no Brasil

Rei do Pop passou por cidades como Rio, Salvador e Bahia.
Cantor foi declarado morto às 18h26, horário de Brasília.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

 

Considerado o Rei do Pop, Michael Jackson passou três vezes pelo Brasil. A primeira na década de 70 com o grupo “Jackson Five” e as outras duas nos anos 90, durante a turnê do álbum "Dangerous".

Visite o site do Jornal da Globo

Para o cantor, o contato mais próximo com o Brasil foi na Favela Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em 1996, a comunidade parou para ver o ídolo gravar o clipe de "They don't care about us", música incluída no álbum "HIStory: Past, present and future – Book I".

Cobertura completa: Jackson morre

Michael Jackson morreu na tarde desta quinta-feira após sofrer parada cardíaca e ser levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center, em Los Angeles. O cantor de 50 anos não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa e deu entrada no hospital em estado de coma.

As imagens da época em que esteve no Brasil mostram o alvoroço pela chegada do cantor à comunidade. O mesmo local que serviu de cenário para o clipe se transformou no teto de uma escola de música para crianças carentes.

Três professores fizeram uma homenagem na noite desta quinta-feira (25) ao cantor na laje que ficou conhecida como Laje do Michael Jackson.

Gravação segura

No entanto, para gravar na favela carioca era necessário um cuidado todo especial. No dia, Michael Jackson estava cercado de seguranças, que não seriam suficientes se algumas autorizações não tivessem sido obtidas.

A produção do cantor teve que negociar com os traficantes locais para poder gravar no morro. O que era um segredo acabou divulgado pela imprensa, o que na época deixou o governo estadual irritado por considerar que isso era uma publicidade negativa para a cidade.
O mestre de bateria Carlos Machado trabalhou como segurança durante a gravação do clipe. Sobre um acordo com traficantes, ele prefere amenizar as informações.

Mas não foi só o Rio de Janeiro a experiência de Michael Jackson no Brasil. Na Bahia, para o mesmo clipe, ele cantou e dançou com o grupo Olodum, no Pelourinho, em Salvador. Procurado pelo G1, o presidente do Olodum lamentou a morte de Michael Jackson.

Em São Paulo, o cantor apresentou dois shows.

Foto: AP

Michael Jackson (embaixo, à direita), e os irmãos Marlon,Tito, Jackie e Jermanie. (Foto: AP)

Carreira

Michael Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, o sétimo de nove irmãos. Cinco dos irmãos Jackson - Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Michael - apresentaram-se juntos pela primeira vez num programa de calouros quando Michael tinha 6 anos. Eles levaram o primeiro prêmio.
O grupo mais tarde se tornou o The Jackson Five, e, quando assinou contrato com a gravadora Motown Records, no final dos anos 1960, passou por uma metamorfose final, tornando-se The Jackson 5. Pelo mesmo selo, Michael lançou seu primeiro álbum solo em 1972, "Got to be there".

De lá até a 2001, o cantor gravou outros oito álbuns solo, incluindo "Off the wall" (1979), produzido pelo lendário Quincy Jones, e "Thriller" (1982), que ficou 37 semanas consecutivas no primeiro lugar das paradas, com cerca de 60 milhões de cópias vendidas no mundo.

"Thriller" - que ganhou uma reedição comemorativa em 2008 -  é uma das principais responsáveis por imortalizar pérolas pop como “Billy Jean” e “Beat it”. Ao todo, sete canções chegaram ao topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos. O álbum deu origem ainda a um dos clipes mais cultuados desta era. Dirigido por John Landis, o vídeo da faixa-título mostra o astro pop se transformando em zumbi e traz a risada sinistra de Vincent Price, que assombrou muitos adolescentes no início dos anos 80.

Outros álbuns incluem "Bad" (1987), "Dangerous (1991) e "Invincible" (2001). No total, segundo cifras divulgadas nos Estados Unidos, Michael Jackson vendeu 750 milhões de discos.

Polêmicas

Foto: AP

Michael Jackson e Lisa Marie se beijam, na época em que estavam casados (Foto: AP)

Em 1994 Jackson se casou com a filha única de Elvis Presley, Lisa Marie, mas o casamento terminou em divórcio em 1996. Nesta quinta, a filha de Elvis disse que a morte do ex-marido a deixou de 'coração partido'.

No mesmo ano Jackson se casou com Debbie Marie Rowe e eles tiveram dois filhos antes de se separarem em 1999. Eles nunca viveram juntos.

Jackson teve três filhos: Prince Michael I, Paris Michael e Prince Michael II, este último conhecido por um momento público breve em que seu pai o segurou para fora da sacada de um hotel.

Entre as muitas polêmicas e escândalos protagonizadas por Michael Jackson, a mais significativa aconteceu em 2005, quando o cantor foi a julgamento após ser acusado de pedofilia e absolvido.

Sobre sua fisionomia, que mudou significativamente desde que ficou ficou mundialmente conhecido, Michael admitiu fez duas cirurgias no nariz e uma para ficar com uma covinha no queixo, segundo a autobiografia "Moonwalk" (1988).
Já sobre a mudança na cor da pele, o cantor atribuiu-a à doença conhecida como vitiligo, que causa despigmentação.

participação. Procurado pelo G1, o presidente do Olodum lamentou a morte de Michael Jackson.

G1 > Música - NOTÍCIAS

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola pessoal tudo bem? eu tenho o documentário do astro do Pop Michael Jackson. Obs: são 2 DVDs com a vida carreira e clips se tiver alguem interesado é só entra em contato pelo e-mail: studiokaverna@hotmail.com