segunda-feira, 29 de junho de 2009

Motoristas de van fazem protesto em frente à sede do Detro

Manifestação contra licitações que reduzem número de veículos de 1.805 para apenas 691

POR MAHOMED SAIGG, RIO DE JANEIRO

Rio - Cerca de 300 motoristas de van fizeram uma manifestação, nesta segunda-feira, em frente a sede do Detro, na Praça Olavo Bilac, no Centro do Rio. Eles iniciaram o protesto, no início da tarde, em uma reunião na Igreja da Candelária. O objetivo dos manifestantes era conseguir uma reunião com o presidente do departamento, Rogério Onofre. No entanto, deixaram o local sem nada conseguir.
Envie relatos, fotos ou vídeos para o Conexão Leitor
Durante o percusso, os manifestantes chegaram a interditar parte da Avenida Rio Branco. O tráfego foi liberado em seguida. A Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanharam a manifestação, que foi pacífica. Com medo de uma possível confusão, alguns comerciantes resolveram fechar as lojas.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Vans fazem fila em protesto | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O protesto é contra a decisão do Detro de licitar todas as linhas de vans que circulam pelo Grande Rio. Os motoristas alegam que, até 31 de julho, a medida reduzirá o número de vans de 1.805 para apenas 691, prejudicando os profissionais e também os passageiros.

Já o Detro, diz que a licitação não será suspensa pelo governo do Estado e que outras ainda podem ser adotadas. O órgão reafirma que a licitação questionada pelos donos de vans foi alvo de discussão com os representantes da categoria em várias audiências na Assembleia Legislativa. O Detro informou também que já foram feitas licitações em 58 municípios e que o decreto prevê novas concorrências para a licitação de mais concessões se for verificado que há demanda para isso.
Engarrafamento pela manhã
Desde as 6h, centenas de topiqueiros saíram de vários pontos do Grande Rio e seguiram para o Centro pelas vias principais como Avenida Brasil, Linha Amarela, Linha Vermelha e Rodovia Washington Luís. Eles ocuparam pelo menos uma das faixas da pista sentido Centro, provocando grande engarrafamento.

A Polícia Federal e a Polícia Militar acompanharam todo o trajeto e cerca de 300 vans foram abordadas e impedidas de seguir. Após acordo com os motoristas, cinco vans lotadas com lideranças do transporte alternativo foram liberadas para o Centro. Os outros profissionais desistiram de participar do protesto.

Confronto na semana passada

Este é o segundo ato organizado por motoristas revoltados. Durante protesto na semana passada, eles chegaram a entrar em confronto com a Polícia Militar em frente ao Palácio Guanabara. Até uma batata com pregos espetados foi usada como arma. Duas pessoas ficaram feridas e duas foram detidas. O trânsito precisou ser interrompido na Rua Pinheiro Machado.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: