domingo, 28 de junho de 2009

Seleção brasileira vira o jogo contra os EUA e é campeã da Copa das Confederações

Seleção brasileira vira o jogo contra os EUA e é campeã da Copa das Confederações

O Globo

extra_brasil22

RIO - A realidade do futebol brasileiro falou mais alto que o sonho americano. Depois de sofrer dois gols no primeiro tempo, o Brasil conseguiu uma virada histórica na etapa final, com dois gols de Luís Fabiano e um de Lúcio, e conquistou pela terceira vez o título da Copa das Confederações, na África do Sul.

A zebra americana começou a aparecer aos dez minutos, quando Dempsey pegou de mal jeito um cruzamento da direita mas conseguiu colocar a bola no canto direito de Júlio César: 1 a 0 para os EUA. A seleção brasileira se lançou ao ataque, e quase empatou num chute sem ângulo de Maicon, bem defendido por Howard, aos 26.

No minuto seguinte, porém, o Brasil pagou caro por se lançar todo à frente. Após um passe errado no ataque, Davies arrancou num contra-ataque fulminante pela esquerda e cruzou para Donovan, que deu um corte em Ramirez e bateu de esquerda, sem chances para o goleiro brasileiro: 2 a 0 Estados Unidos.

O Brasil não tinha alternativa a não ser a pressão desesperada. Aos 34, André Santos recebeu na área e bateu cruzado, mas o ótimo goleiro Howard evitou o gol. Pouco depois, Howard trabalhou de novo em chute de Robinho. Nervosa, a seleção brasileira criou poucas chances no primeiro tempo.

Mas a história começou a mudar logo no primeiro minuto do segundo tempo. Luís Fabiano recebeu na frente do zagueiro Demerit e bateu de virada, de pé esquerdo, no canto de Howard, que dessa vez não conseguiu evitar o gol brasileiro. O Brasil se animou e tomou conta da partida. Aos 13, Lúcio cabeceou forte e Howard, sempre ele, impediu o segundo gol.

Dois minutos depois, foi a vez de Kaká dar ótima cabeçada para o chão e Howard só conseguiu fazer a defesa depois da linha, mas a arbitragem não confirmou gol. O empate era questão de tempo. Poderia ter saído aos 25, quando Lúcio deixou Luís Fabiano livre na área, mas Howard saiu bem e abafou o chute.

Aos 28, não teve jeito: Kaká cruzou da esquerda, Robinho acertou o travessão e, no rebote, Luís Fabiano empatou de cabeça. Foi o quinto gol do camisa 9 brasileiro, artilheiro isolado da Copa das Confederações. Após o empate, os EUA já não tinham força para impedir a virada, que saiu aos 38: Elano cobrou escanteio da direita e o capitão Lúcio cabeceou firme, no canto direito de Howard.

Extra Online

Nenhum comentário: