terça-feira, 30 de junho de 2009

Após queda de Airbus no Oceano Índico, criança é resgatada com vida

O Globo:

Agências internacionais

           Parentes das vítimas vão ao aeroporto depois de receberem a notícia da queda do avião - AFP

MORONI - Uma criança de 5 anos foi resgatada com vida após a queda do Airbus A310, da companhia Yemenia Air, na madrugada desta terça-feira , no arquipélago de Comores, no Oceano Índico. O menor, levado para um hospital, é a única das 153 vítimas a bordo encontradas com vida até agora, informou o presidente da empresa aérea, o capitão Abdulkhalek al-Kadi. O acidente ocorreu exatamente 30 dias após a queda do Airbus A330 da Air France quando fazia a rota Rio-Paris .

- Um médico do hospital militar a bordo de um dos botes de resgate telefonou ao hospital Mitsamiouli para dizer a eles que uma criança foi resgatada com vida - informou Halidi Ahmed Abdou, um médico do centro médico por sobreviventes. ( Veja o drama dos parentes das vítimas )

Autoridades de aviação do Iêmen anunciaram ter retirado do mar pelo menos cinco corpos de possíveis ocupantes.

Relembre os piores acidentes dos últimos dez anos

A Marinha francesa vai enviar dois navios e um avião de transporte militar, que levará até Comores mergulhadores franceses, lanchas infláveis rápidas e uma equipe de médicos e enfermeiros, segundo Christophe Prazuck, porta-voz do Estado Maior das Forças Armadas da França.

O presidente da empresa aérea culpou o mau tempo pelo acidente.

- Ele estava em alto mar e ventava muito - disse Abdulkhalek al-Kadi.

No entanto, algumas especulações sobre a real condição da aeronave começam a aparecer. O Iêmen diz que avião foi aprovado em uma inspeção realizada em maio. A França, por sua vez, diz que foram encontrados alguns defeitos na aeronave.

O acidente aconteceu nas primeiras horas de terça-feira, (noite de segunda no horário de Brasília). O avião saiu de Sanaa, capital do Iêmen, rumo a Moroni, nas Ilhas de Comores, a sudeste da África. O jato perdeu contato com a torre de controle, em meio ao mau tempo na região, quando se preparava para a aterrissagem.

Segundo os jornais franceses "Le Monde" e "Le Figaro", o avião partiu de Paris em direção a Moroni, com conexões em Marselha, na França, e em Sanaa. Inicialmente, os passageiros embarcaram em um Airbus A330, e na conexão em Sanaa trocaram de aeronave, embarcando em um Airbus A310.

Tragédia ocorre 30 dias após queda do voo 447

Este é o segundo Airbus a cair no mar no último mês. O acidente ocorreu exatamente 30 dias após a queda do Airbus A330 da Air France quando fazia a rota Rio-Paris. As buscas por corpos foram interrompidas no final da semana passada. Ao todo, 51 corpos foram resgatados , entre eles o do piloto e de um comissário de bordo. ( Veja imagens do trabalho da Marinha e Aeronáutica )

Pouco após a queda do A310 nesta terça-feira, a União Europeia anunciou que vai propor a criação de uma lista negra de empresas aéreas inseguras, informou o chefe de Transportes do bloco nesta terça-feira após a queda do Airbus 310 que caiu no arquipélago de Comores, na Costa Leste da África.

- Minha ideia é propor uma lista negra mundial similar à da União Europeia - disse Antonio Tajani, ministro dos Transportes.

Ele também afirmou que entraria em contato com a empresa envolvida no acidente para entender o que houve.

Extra Online

Nenhum comentário: