segunda-feira, 29 de junho de 2009

Policiais são condenados por desaparecimento de chinesa

De acordo com o TJ, ainda cabe recurso na sentença.
Chinesa desapareceu em julho de 2008, com 130 mil dólares.

Do G1, no Rio

Quatro policiais, sendo dois civis e dois militares, foram condenados pela Justiça a 12 anos de prisão por envolvimento no desaparecimento da chinesa Ye Guoe, que sumiu em julho de 2008, após sair de um shopping na Barra da Tijuca, com 130 mil dólares. Ela foi vista por um taxista em uma viatura policial antes de desaparecer. A sentença foi publicada no site do Tribunal de Justiça nesta segunda-feira (29). 
A assessoria do Tribunal de Justiça afirmou que a decisão cabe recurso. O juiz André Ricardo Ramos, da 28ª Vara Criminal do Rio, condenou os policiais por roubo triplamente circunstanciado. Eles também perderam o cargo público que ocupavam.

No entanto de acordo com a sentença, os policiais foram absolvidos pela acusação de ocultação de cadáver. "Determino a perda dos cargos públicos ocupados pelos quatro primeiros denunciados, não só em razão do quantitativo da pena aplicada, mas também pelo fato de que não se pode admitir, por razões óbvias, a manutenção nos quadros das Polícias Civil e Militar do Estado de pessoas capazes de praticar fatos como o destes autos", escreveu o juiz André Ricardo Ramos.

Desaparecimento

Após trocar R$ 220 mil reais por US$ 130 mil dólares em julho do ano passado, em uma casa de câmbio que fica em um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, a chinesa Ye Guoe desapareceu. Ela falou com o marido e, em seguida, pegou um táxi. Pediu ao motorista para levá-la ao Centro da cidade, mas o carro foi logo parado.

O motorista do táxi disse, em depoimento, que assim que saiu do shopping, na Avenida das Américas, viu um carro da polícia, modelo Pálio Weekend, com aproximadamente quatro homens que mostraram distintivos parecidos com o da Polícia Civil. Em outro trecho, o taxista conta que o grupo estava de tocaia no local desde as 10h.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: