quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cerca de mil pessoas vão a culto para vítimas do voo 447 na Candelária

Emocionado, prefeito Eduardo Paes fala do amigo que estava no voo.
Ministro francês lembra cerimônia realizada em catedral de Paris.
.

Alba Valéria Mendonça e Ronaldo Pelli Do G1, no Rio

 

Durou cerca de uma hora a cerimônia ecumênica na Igreja da Candelária, no Centro do Rio, em homenagem às vítimas do acidente do voo 447, da Air France, que sumiu no Oceano Atlântico no domingo (31).

Cobertura completa do voo 447

Cerca de mil pessoas, segundo as contas do cerimonial do governo do estado, participaram do ato, celebrado por representantes de diversas religiões. Os parentes e amigos das vítimas que estavam no hotel Windsor vieram em três ônibus e ficaram dentro da igreja num espaço reservado.

O culto teve início com a execução do hino francês e, em seguida, do hino brasileiro. Em seguida, houve um toque de silêncio, de um minuto. Todos os representantes de religiões falaram e tentaram consolar os presentes. Na plateia, muita gente emocionada chorava e rezava.

Foto: Ronaldo Pelli/G1

Foto: Ronaldo Pelli/G1

Parentes se emocionam durante ato ecumênico na Candelária (Foto: Ronaldo Pelli/G1)

Um dos mais emocionados foi o prefeito Eduardo Paes, que falou sobre a perda do chefe de seu gabinete e seu amigo Marcelo Parente. Paes leu uma mensagem com uma voz embargada e chegou a chorar.

O ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, lembrou da cerimônia na catedral de Notre Dame, em Paris. Por último, foi a vez do governador Sérgio Cabral, que falou que a melhor maneira de lembrarmos das vítimas é recordar os seus gestos.

Irene Lobato da Silva, mãe de uma amiga de Adriana Francisco van Sluijs – uma das vítimas - , disse, ao sair da igreja, que, apesar de não ser parente de Adriana, a considerava muito próxima.

“Minha filha e ela estudaram a vida inteira juntos. Ela vivia lá em casa, viajava com a gente. Estou sentindo muito. Minha filha adoeceu.”

Antes da cerimônia, Ana Claudia, prima do maestro Silvio Barbato – também umas vítimas -, prestou uma homenagem lendo um poema

Missa na antiga Sé

Em nota divulgada pelo site da Arquidiocese do Rio de Janeiro na quarta-feira (3), o arcebispo do Rio, D. Orani Tempesta, convida a população para uma missa que será celebrada na sexta-feira (5) para lembrar as 228 vítimas do acidente do voo 447 da Air France.
A missa marcada para as 18h será realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio.
Na nota, o arcebispo diz que se solidariza com todos os parentes e amigos dos passageiros e tripulantes que estavam no avião que se acidentou no domingo (31), quando seguia do Rio em direção a Paris.

G1 > Mundo

Nenhum comentário: