quinta-feira, 25 de junho de 2009

Funcionária com nova gripe fecha posto de saúde em Friburgo

Segundo a prefeitura, local só reabre na segunda-feira (29).
No Rio, escola suspendeu aulas de 4.900 alunos por causa do vírus.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

A nova gripe chegou ao posto de saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Entre os 46 casos da doença confirmados pelo Ministério da Saúde, dois dos mais recentes são na cidade. Um deles é o de uma funcionária do Centro de Saúde Silvio Henrique Braune, o maior da cidade. A notícia fez com que a prefeitura, na quarta-feira (24) decidisse fechar o local até a próxima segunda-feira (29).

Cerca de 30 pessoas trabalham na unidade de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, já são 399 casos em todo o país, 65 deles foram confirmados na última quarta-feira (24).
Tire suas dúvidas sobre o risco e a prevenção da nova gripe
Veja cobertura completa do vírus influenza A (H1N1)
Confira os casos pelo país
A Secretaria de Saúde de Friburgo informou que havia quatro casos suspeitos de um grupo de 13 pessoas da mesma família que esteve na Argentina no último feriado. Além dos dois confirmados, um já foi descartado e outro ainda aguarda resultado dos exames.
“Não há casos de contaminação interna na cidade, somente as pessoas que tenham viajado recentemente para alguns dos países com foco da doença devem se precaver em casos de sintomas da gripe. Os outros que não apresentarem nenhuma manifestação de gripe podem ficar tranquilos”, disse o secretário Ostwald Dantas.

Isolamento domiciliar

Ainda de acordo com o secretário, todas as pessoas que tenham tido contato com os suspeitos e os pacientes de casos confirmados estão sendo monitorados pela Fundação Municipal de Saúde, em isolamento domiciliar.
O próprio secretário tem visitado e examinado os pacientes. “Eles não apresentam quadro nenhum de anormalidade e estão se sentindo bem. Não tiveram febre alta, apenas tosse”, contou. O resultado do quarto paciente com suspeita da doença em Friburgo deve sair no fim de semana.

Foto: Alba Valéria Mendonça / G1 

Alunos terão aulas suspensas até dia 2 de julho (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)

Colégio no Rio suspende aulas de 4.900 alunos

Com a suspeita de um novo caso da nova gripe no 3º ano do ensino médio, o Colégio Santo Inácio, na Zona Sul do Rio, decidiu na tarde de quarta-feira (24) suspender as aulas de todas as séries até o dia 2 de julho. A quarentena atinge um total de 4.900 alunos. Desses, 3.500 estudam de dia e outros 1.400 são jovens e adultos do turno da noite.
A escola já havia suspendido nesta quarta as aulas de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, em que havia um caso de suspeita da doença. Além desse caso suspeito, outros dois alunos – do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio – tiveram a nova gripe confirmada após a realização de exames. Segundo comunicado divulgado no site da escola, todos os casos estão relacionados a viagens recentes ao exterior.

Vírus A (H1N1) - NOTÍCIAS

Nenhum comentário: