quinta-feira, 4 de junho de 2009

FAB confirma localização de novos pontos de destroços do Airbus

Rio - A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nota nesta quinta-feira informando que novos pontos de destroços do avião da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico foram localizados a sudoeste das ilhas de São Pedro e São Paulo, durante as buscas realizadas nesta madrugada. Objetos em três pontos distintos do mar foram identificados por um avião R-99 equipado com radar.

O brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, da Força Aérea Brasileira (FAB), afirmou que os destroços não correspondem à parte externa da aeronave, mas sim ao interior do jato.
"Não sabemos se é da fuselagem, provavelmente da parte interna, porque foram encontrados pedaços marrons, brancos e dois amarelos. Isso não corresponde à parte externa da aeronave, mas sim à parte interna, onde nós temos depósitos de bagagens, cadeiras e materiais de coberturas.

Entre a noite de quarta e a manhã desta quinta, outras cinco aeronaves decolaram de Natal (RN) com destino a área de buscas - sendo uma da Força Aérea dos Estados Unidos, uma aeronave francesa e três Hércules da FAB - para tentar visualizar os destroços. Um helicóptero H-60 baseado em Fernando de Noronha também participa da operação, a 110 km a nordeste do arquipélago. No total, 11 aeronaves estão mobilizadas na Base Aérea de Natal e em Fernando de Noronha.

Foto: Divulgação

FAB encontra nova mancha de óleo no Atlântico

"Os destroços foram identificados dentro daquela região onde se concentram as buscas. Entre os objetos, um era maior", disse um oficial do centro de comunicação da FAB à agência Reuters, sem dar maiores detalhes, uma vez que as famílias sempre são avisadas primeiro sobre o andamento das buscas. Perguntado se os aviões haviam avistado corpos, o oficial respondeu: "Por enquanto nenhum sinal".

Além dos destroços, as aeronaves da FAB que estão sobrevoando a região desde segunda-feira já avistaram extensas manchas de óleo no mar, o que segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, pode excluir a possibilidade de explosão do Airbus que decolou do Rio no domingo com destino a Paris e fez seu último contato quatro horas depois, após passar por forte turbulência.

Entre as partes encontradas no mar na quarta-feira estava uma peça com 7 metros de diâmetro que, segundo a FAB, seria da fuselagem do Airbus A330. Também já foram avistados um assento de avião, pequenos pedaços brancos e uma bóia laranja.

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Segundo nota divulgada pela Marinha do Brasil no fim da manhã, três de seus navios operam no local indicado da queda da aeronave da Air France - o Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú”, a Corveta (Cv) “Caboclo” e  a Fragata (F) “Constituição”.

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A área circular com raio de 120 milhas náuticas, centrada na posição onde foi avistada, pela aeronave da FAB, na terça-feira, uma esteira de 5 km de destroços, foi dividida em três setores, sendo um para cada navio. Com isso, a área de busca de cada navio fica reduzida.

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Caso algum objeto ou mancha de óleo seja avistado por aeronave da FAB, o comandante direcionará o navio da Marinha mais próximo da área indicada para investigar. Se for o caso, a F “Constituição” empregará sua aeronave orgânica AH-11A Lynx para sobrevoar objeto avistado e auxiliar direcionamento do navio.
 
O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).
De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.
Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.
A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

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