domingo, 7 de junho de 2009

Militares acham partes da asa do avião da Air France, informa Aeronáutica

Avião da Air France desapareceu no trajeto entre Rio e Paris.
Na manhã deste sábado (6), oficiais anunciaram resgate de dois corpos.

Marco Bahe Do G1, no Recife

 

O tenente-coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wender, do Centro de Comunicação da Aeronáutica, disse que, além dos dois corpos achados pela manhã, foi encontrada neste sábado (8) uma parte da asa da aeronave e assentos do Airbus da Air France desaparecido desde o último dia 31 no trajeto entre Rio e Paris.

"Além de dois corpos, vários destroços [foram encontrados], assentos do avião, bem como partes da asa e diversos

outros itens localizados ao longo do dia", declarou em entrevista no início da noite deste sábado.

Munhoz afirmou que as buscas vão continuar, ininterruptamente. O procedimento, segundo ele, será o mesmo adotado desde o início da manhã deste sábado, quando foram encontrados dois corpos: saída incial do avião R-99, aeronave dotada de radar e capaz de localizar objetos sobre a superfície do mar; na sequência, seguem voos de outras aeronaves para reconhecimento visual e posterior acionamento de navios no mar para possível resgate de corpos.

Segundo a Aeronáutica, a área de buscas já soma mais de 200 mil km quadrados (pouco maior que a do estado do Paraná) e será ampliada a cada nova evidência de corpos ou assentos.

De acordo com Munhoz, as partes da asa e assentos foram encontrados em um novo sobrevoo da aeronave R-99, às 11h39. No primeiro sobrevoo, entre 5h e 6h, o R-99 identificou o ponto onde estavam os dois corpos e outros destroços.

"Às 11h39, o R-99 da Força Aérea Brasileira decolou de Fernando de Noronha para continuar a varredura eletrônica e captou, durante a tarde, diversos objetos a oeste da área de onde os corpos foram retirados. Como previsto, as aeronaves de busca visual decolaram em seguida para esclarecer estes pontos. Por volta das 16h00 um C-130 da FAB avistou outros locais com possíveis destroços", informou nota da Aeronáutica.

A corveta Caboclo e o navio-patrulha Grajaú continuam vasculhando os pontos identificados pelas aeronaves para o recolhimento de destroços ou corpos durante a noite deste sábado e madrugada do domingo.

Os dois corpos já localizados têm previsão de chegar neste domingo a Fernando de Noronha, transportados pela fragata Constituição. A cerca de 300 km do arquipélago, um helicóptero irá ao encontro da fragata para buscar os corpos e acelerar a chegada ao arquipélado, onde serão catalogados antes de serem transferidos para o Recife. Os corpos dependerão da identificação por DNA para que sejam devolvidos a seus familiares.

O tenente-coronel Munhoz afirmou que detalhes sobre tudo o que a operação encontrar serão revelados unicamente aos familiares das vítimas.

“Nossa operação visa busca de sobreviventes, corpos e destroços, nessa seqüência de prioridades. Todos os detalhes em relação aos itens coletados serão divulgados aos familiares e somente aos familiares. O planejamento de deslocamento desses corpos será informado aos familiares e nesse momento não será divulgado à imprensa", declarou.

Prioridade: outros corpos

A Marinha informou que, a partir dos resultados das buscas neste sábado, a prioridade é encontrar corpos de vítimas do acidente com o avião da Air France, desaparecido desde o último dia 31. 
"A prioridade é encontrar corpos e depois os destroços. Vale ressaltar que a cada achado isso se traduz na ampliação da área de buscas", afirmou  o capitão-de-fragata Giucemar Barbosa Cardoso, chefe do centro de comunicação da Marinha.

Na manhã deste sábado, operação da Marinha e da Aeronáutica anunciou ter resgatado dois corpos de ocupantes da aeronave. Também foram resgatados no mar pela manhã uma mochila, uma pasta e uma poltrona azul semelhante às do avião da Air France.

Para encontrar mais corpos, a Marinha ampliou a frota de embarcações que está à procura de novos vestígios do avião.

G1 > Mundo

Nenhum comentário: