domingo, 7 de junho de 2009

Aeronáutica amplia área de busca após achar corpos e parte da asa do Airbus

Os comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram na noite deste sábado que a localização e resgate de corpos de passageiros e destroços do Airbus-330 da Air France, que desapareceu domingo após decolar do Rio com destino a Paris, vai ampliar a área de busca.

minissubmarino Nautile, que participará dos trabalhos de busca pelo Airbus

mini submarino Nautile, que participará dos trabalhos de busca pelo Airbus

As autoridades também informaram que encontraram, além de poltronas e objetos como bolsas, parte da asa da aeronave.

Mais cedo, o coronel Jorge Amaral, subchefe de comunicação da FAB (Força Aérea Brasileira), disse que os corpos foram encontrados nos limites da zona onde se concentraram as buscas, que começaram na segunda-feira, após a confirmação de que o avião tinha desaparecido dos radares.

Corveta Caboclo se aproxima de objetos avistados no Atlântico; foram resgatados dois corpos e partes do Airbus

Corveta Caboclo se aproxima de objetos avistados no Atlântico; foram resgatados dois corpos e partes do Airbus

O local do impacto é calculado em uma posição próxima às ilhas de São Pedro e São Paulo, regiões desabitadas situadas a cerca de 704 quilômetros de Fernando de Noronha e a 1.296 quilômetros de Recife.

Em torno desse ponto, foi traçado um raio 220 quilômetros, uma área na qual hoje trabalharam nove aviões, além de um Falcon 50 e um Atlantic Rescue D, e um avião de patrulha marítima P-3C Orion dos Estados Unidos.

o navio Pourquoi Pas, que participa dos trabalhos de busca pelo Airbus 

o navio Pourquoi Pas, que participa dos trabalhos de busca pelo Airbus

A Marinha não informou qual será a nova área de busca após a descoberta dos corpos.

Os dois corpos e os objetos foram resgatados pela tripulação da corveta brasileira 'Caboclo' e serão transferidos depois à fragata 'Constituição', que se deslocará a um ponto a cerca de 600 quilômetros de Fernando de Noronha, onde serão recolhidos por um helicóptero.

Os trabalhos de identificação dos corpos serão realizados depois em Recife, onde o Ministério da Defesa instalou sua principal base de operações, que conta inclusive com câmaras frigoríficas para os corpos.

Leme

Reportagem publicada pela Folha informa que uma mensagem automática enviada pelo Airbus mostra que o leme do avião, peça aerodinâmica essencial para o voo, quebrou.

A mensagem ocorreu no primeiro dos quatro minutos finais do AF 447, em que foram emitidos 24 alertas, indicando que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente com o avião que levava 228 pessoas.

A330  200

Voo 447

O voo 447 da Air France desapareceu no oceano Atlântico na noite de domingo (31). O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na terça-feira (2) que o Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.

Folha Online

Nenhum comentário: