quinta-feira, 18 de junho de 2009

Elias Maluco pode entrar com recurso para cumprir pena fora da cadeia

Justiça
22.09.2002 - RI - Traficante Elias Maluco na prisão do 1º Batalhão da PM no Centro do Rio de Janeiro. Foto: Reprodução
Terminou há pouco, na 8ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro, o julgamento do recurso da defesa do traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, para que houvesse novo julgamento do acusado de assassinar o jornalista Tim Lopes, em setembro de 2002. A defesa teve o pedido de novo julgamento negado. Mas conseguiu reverter o tipo da pena do criminoso de regime integral para o regime fechado.

Segundo a explicação do advogado de Elias Maluco, Maurício Neville, o regime integral prevê que todos os 28 anos e seis meses de prisão de sua condenação sejam cumpridos. Já no regime fechado, existe o recurso de progressão da pena, quando o réu, pode recorrer ao regime semi-aberto ou mesmo a liberdade condional após cumprir um terço da sentença, o que segundo Neville, é o caso de Elias Maluco, que está preso há pouco mais de sete anos.

O advogado irá recorrer ainda da decisão do Ministério Público em manter a sentença e não marcar um novo  julgamento.

Em fevereiro de 2007, outro acusado da morte do jornalista, Elizeu Felício de Souza, o Zeu, que já havia recebido a progressão do regime. Em julho, ele saiu do Instituto Edgar Costa para visitar a família e não voltou mais. Além de Elias e Zeu, outros cinco bandidos foram condenados pela morte de Tim Lopes. Elias Maluco estava em liberdade, através do benefício da progressão penal, quando assassinou o jornalista Tim Lopes.

Caso de Polícia - Extra Online

Nenhum comentário: