terça-feira, 23 de junho de 2009

Plano de revitalização prevê mudanças na Zona Portuária do Rio

Melhorar o trânsito na região é uma das metas do plano da prefeitura.
Projetos serão lançados oficialmente nesta terça-feira (23).

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

 

O abandono de terrenos e prédios, a sujeira, a população de rua e a insegurança nas ruas da Zona Portuária do Rio estão com dias contados. A prefeitura vai lançar oficialmente nesta terça-feira (23) um plano de revitalização da área. O evento vai contar, ainda, com as presenças do governador Sérgio Cabral e do presidente Lula.
Visite o site do RJTV
O plano prevê a reurbanização da Praça Mauá e das principais vias próximas, como a Avenida Rodrigues Alves e a Rua Sacadura Cabral. Dezenas de imóveis antigos, que serão reformados, vão abrigar cerca de 500 famílias.
Na Praça Mauá, será construído um estacionamento subterrâneo, com capacidade para mil carros. Melhorar o trânsito da região é uma das metas do plano de revitalização, que também tem projetos de habitação, saneamento básico, calçamento de ruas e iluminação pública.
Haverá, ainda, iniciativas voltadas para cultura e lazer, como a reforma de praças e instalações de ciclovias. Entre os bairros da Zona Portuária que serão beneficiados estão Caju, Santo Cristo, Gamboa, Saúde e parte de São Cristóvão, Cidade Nova e Centro.

Espaços culturais no Píer Mauá

O Píer Mauá também será reurbanizado. A área vai ganhar espaços culturais, jardins, quiosques e chafarizes.
Em parceria com a Fundação Roberto Marinho, serão construídos o Museu do Amanhã, espaço dedicado à arte e à ciência, em galpões dos cais do porto, e a Pinacoteca do Rio, que vai receber coleções particulares e exposições permanentes sobre a cidade.
“Isso será muito bom para o setor de turismo, e também deverá atrair empresas”, disse o prefeito Eduardo Paes.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: