sábado, 20 de junho de 2009

PF investiga agressão a detentos em presídio federal

A Polícia Federal apura a informação de que as câmeras do circuito interno de segurança do presídio de Catanduvas, no Paraná, filmaram a agressão a dois detentos da unidade. O fato teria ocorrido em 25 de maio passado. A representação da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Catanduvas - e a Justiça Federal, em Curitiba confirmam a informação. O  juiz federal Sergio Moro divulgou uma nota oficial sobre o assunto:

"A agressão teria sido filmada pelos circuitos internos da Penitenciária Federal, sendo o vídeo encaminhado à Seção pelo próprio Diretor do estabelecimento. De fato, pelo vídeo, houve uma possível agressão de alguns agentes contra dois presos. Embora nenhum preso tenha sido seriamente ferido, o fato é grave e já está sob apuração. O próprio Diretor, além de comunicar à Justiça, também informou à Polícia Federal, para apuração da responsabilidade criminal dos agentes, e ao DEPEN/MJ, para apuração da responsabilidade administrativa dos agentes. Os agentes envolvidos diretamente com a agressão foram, segundo o Diretor, afastados do convívio com os presos.

Foto: Marco Antônio Martins

A OAB lamenta que não tenha havido um critério na admissão desses agentes penitenciários, mas também não podemos esquecer que se essas ações penais não transitarem em julgado, esses agentes penitenciários devem receber de nós o tratamento de inocentes”.

 

Casos de Polícia – Extra ONLINE#197211

Nenhum comentário: