sexta-feira, 5 de junho de 2009

Parentes querem saber se carga pode ter desestabilizado voo 447

Eles vão pedir a divulgação do manifesto de bagagens da aeronave.
Haverá encontro com Associação de Parentes de Vítimas de Acidentes.

Alba Valéria Mendonça

Do G1, no Rio

Foto: Alba Valéria Mendonça/G1

Foto: Alba Valéria Mendonça/G1

Maarten Van Sluys é irmão de vítima do voo 447 (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

Depois da divulgação de que os destroços encontrados pela Aeronáutica não são do avião do voo 447 da Air France, parentes das vítimas vão pedir a divulgação do manifesto de bagagem. Ou seja, o documento que descreve toda a carga – conteúdo, tipo, peso e distribuição – que estava na aeronave.

Cobertura completa: voo 447
Segundo Maarten Van Sluys, irmão da passageira Adriana Van Sluys, eles querem saber se a carga pode ter desestabilizado o avião durante a forte turbulência que a aeronave teria enfrentado.
“Agora, infelizmente, tudo voltou a ser especulação. Não sabemos se o avião caiu durante uma tempestade, se explodiu, o que aconteceu. Vamos deixar a investigação acontecer, mas gostaríamos de ter mais informações”, disse Maarten, que cedeu à mãe seu lugar no avião da FAB, que levou uma comitiva de 15 parentes ao Recife para acompanhar as buscas.
Para Maarten, não é novidade que os objetos encontrados não sejam do avião. Ele disse que seu pai, que é engenheiro naval, tem conhecimento de que naquela região do oceano costumam surgir destroços resultantes de lavagens de porões de navios.

“Na verdade, queria entender porque não se constróem caixas-pretas flutuáveis, já que 93% dos voos sobrevoam o oceano. Isso ajudaria muito a esclarecer os acidentes”, disse Maarten, que disse ter perdido completamente a esperança de encontrar algum passageiro vivo.

Ainda segundo Maarten, nesta sexta-feira (5), agentes da Polícia Federal irão ao hotel Windsor, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, onde estão hospedados os parentes das vítimas do acidente. Os agentes viriam para orientar os parentes sobre a  coleta de material genético para comparações com de DNA com possíveis corpos que sejam encontrados.

A visibilidade na área de buscas pelo voo 447, na região de Fernando de Noronha, está prejudicada na manhã desta sexta-feira (5), segundo o tenente-brigadeiro Ramon Borges Cardoso, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, que participa das operações.

G1 > Mundo

Nenhum comentário: