sábado, 6 de junho de 2009

Operação Lei Seca apreende 115 carteiras na Avenida Brasil

Essa foi a maior operação e abordou 1.069 motoristas.
Oitenta e dois carros foram rebocados.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

A maior Operação Lei Seca realizada no Rio aconteceu na sexta-feira (5), na Avenida Brasil. A operação que contou com policiais civis e militares, fiscais do Detran e guardas municipais, abordou 1.069 motoristas e apreendeu 115 carteiras, sendo 34 por embriaguez.

Visite o site do RJTV

A ação terminou na madrugada deste sábado (6), com 82 carros rebocados. Muitos motoristas fizeram o teste do etilômetro, que mede o teor de álcool no sangue.

Uma mulher que fez o teste não esperava que a quantidade de álcool ingerida estivesse bem acima da permitida.

“Nesse caso foi criminal, ela passou do limite e já está no valor criminal, que é 0.41. Se passasse de 0,30 já é criminal. Ela vai ser conduzida à delegacia agora”, explicou um dos fiscais da operação.

“Ela deve ter bebido uma quantidade bem alta, como umas 10 ou 20 cervejas”, completou a fiscal Elenice Andrade.

A motorista contou que bebeu pouco em uma comemoração com os amigos, depois do trabalho. “É bom que é exemplo para não acontecer tantos acidentes. Eu penso em nunca mais beber na minha vida. Eu não esperava por isso. Estou arrependida”, lamentou a mulher.

De acordo com os organizadores da operação, 10% dos motoristas se recusam a fazer o teste do bafômetro. A lei garante esse direito ao cidadão, mas quem se negar a realizar o exame, estando visualmente alcoolizado, é multado em R$ 950, tem a carteira de habilitação apreendida e pode ser levado para a delegacia.

“Eles normalmente, quando fazem a recusa, é por isso: ficam com medo de acusar o álcool", explicou um outro fiscal da operação.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: