terça-feira, 16 de junho de 2009

Operação contra milícias estoura paiol e centrais clandestinas de TV a cabo

Objetivo é asfixiar financeiramente grupo paramilitar, diz delegado.
Segundo a polícia, 45 foram presos na primeira etapa da operação.

Do G1, no Rio

 

O chefe de Polícia Civil, delegado AllanTurnowski, afirmou nesta terça-feira (16), que o objetivo da segunda etapa da Operação Têmis é desarticular financeiramente as milícias que atuam na Zona Oeste do Rio.

Foram desmantelados um paiol de armas e granadas, que pertenceria ao ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, além de centrais clandestinas de TV a cabo e depósitos ilegais de gás.

Na manhã desta terça-feira, segundo a assessoria da Polícia Civil, um dos dois policiais civis foragidos se apresentou. Na primeira etapa da operação, 45 pessoas foram presas.

Turnowski disse ainda que os policiais apreenderam várias vans que faziam transporte irregular de passageiros.

“Quem está rodando de van clandestina está sendo apreendido, quem não está rodando, está tendo prejuízo. Esse é o objetivo da operação, asfixiar a estrutura financeira das milícias”, disse o delegado.

Comércio paralelo

A Secretaria estadual de Segurança estima que só o comércio paralelo de gás movimente mais de 50 mil botijões por mês nas regiões de atuação das milícias. Já as ligações clandestinas de TV chegariam a 100 mil na região.

A operação, segundo a Secretaria, deve durar pelo menos 30 dias. Após esse prazo, será feito um balanço e a ação de fiscalização poderá ser prorrogada por outros 60 dias.

Além de 200 policiais, também participam da ação funcionários do Detro, Detran, Secretaria municipal de Ordem Pública, Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado do Rio de Janeiro (Sirgaserj), Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) e Net Rio S/A. 

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: