terça-feira, 23 de junho de 2009

O DIA ONLINE - RIO - Presos PMs que usaram viatura em pega

Carro da corporação foi flagrado em um vídeo realizando manobras e acrobacias em um síto de Duque de Caxias

Rio - Um cabo e um soldado do 15º BPM (Duque de Caxias) foram presos administrativamente por 72 horas e afastados de suas funções nesta terça-feira. Eles foram identificados como os responsáveis pela viatura da PM usada em uma festa de pegas na noite do último domingo. Como O DIA mostrou com exclusividade, o carro da corporação, um Gol com giroscópio, foi flagrado em um vídeo no momento em que desenvolvia manobras e acrobacias em um sítio na localidade Pilar, próximo à Avenida Presidente Kennedy, em Duque de Caxias.

A infração foi descoberta por meio do sistema de rastreamento da posição das viaturas, ou GPS. A partir de uma determinação do comandante do 3º Comando de Policiamento de Área, coronel Paulo César Lopes, todos os batalhões daquela região fizeram, na manhã desta terça-feira, um levantamento sobre o trajeto percorrido pelas viaturas no último domingo.
De acordo com a assessoria da PM, os outros três homens que aparecem no vídeo foram identificados como um civil que conduzia a viatura, o proprietário do local e um outro civil. Eles seriam amigos dos policiais, que vão responder por prevaricação, transgressão disciplinar, dano ao patrimônio público e abandono de serviço. Os PMs identificados, que estavam de folga nesta terça, foram determinados a retornarem ao batalhão.
Em nota, a assessoria lamenta o episódio e informa que a viatura utilizada já foi periciada. Afirma ainda que o  Comando do 15º BPM está à procura dos demais envolvidos e que já apreendeu no local onde ocorreu o “pega”, seis veículos, sendo um deles roubado que estava na casa de um dos civis identificados, sete veículos irregulares e um reboque de motos.
Shows de funk e pagode
Localizado em Duque de Caxias, o Sítio Eva Nunes tem até um perfil no Orkut (site de relacionamentos) com 977 amigos. O álbum de fotos mostra que vários shows de funk e pagode são realizados na área desde o ano passado. Entre os funkeiros que já se apresentaram no espaço estão os MCs Catra e Dido.
O próximo show, anunciado para o dia 5 de julho, é do cantor Belo. O evento, que já tem cartaz de divulgação, está sendo chamado de ‘Domingueira Radical’.
O perfil no Orkut também tem 20 vídeos postados — boa parte relacionado a ‘pegas’ de carros. Na maioria das vezes, as imagens mostram pessoas vibrando com as manobras dos veículos.
FROTA TERCEIRIZADA
Em fevereiro do ano passado, o Grupo Júlio Simões ganhou a licitação para fazer a gestão dos veículos da Polícia Militar. Pelo contrato, a empresa é obrigada a realizar a manutenção constante das viaturas. Os primeiros 632 veículos entregues — 578 Gols 1.6 e 54 Blazers 2.4 — foram distribuídos nos batalhões da Região Metropolitana.
As novas viaturas usam gasolina, mas o plano é utilizar cada vez mais o gás natural. Se a meta de colocar todos os veículos usando GNV for atingida, a economia de gastos com combustível será de cerca de R$ 1 milhão por mês, de acordo com estimativas da Secretaria Estadual de Segurança.
Pelas regras do contrato com o governo do estado, as viaturas sem condições de funcionamento pleno devem ser substituídas em, no máximo, 48 horas. Os carros danificados são consertados em oficinas da empresa, desafogando os pátios dos batalhões.

O DIA ONLINE - RIO - Presos PMs que usaram viatura em pega

Nenhum comentário: