quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mais dois casos de gripe suína são confirmados no Rio de Janeiro

Com isso, sobe para 23 o número de infectados pelo vírus Influenza A (H1N1) no país

POR DANIELE SANTOS, RIO DE JANEIRO

Rio - O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira mais dois casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) - gripe suína - no estado do Rio de Janeiro. Com isso, sobe para 23 o número de casos confirmados da doença no Brasil, sendo 7 no Rio. As duas novas vítimas chegaram dos Estados Unidos há pouco tempo, não têm relação entre si e passam bem.

Os 23 casos registrados estão divididos nos estados de São Paulo (9), Rio de Janeiro (7), Santa Catarina (4), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (1).

Para todos os casos confirmados, estão sendo realizadas busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com os pacientes.
Dos casos confirmados, 7 são de transmissão autóctone (foram adquiridas dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1).
Outros 25 casos suspeitos estão sendo acompanhados pelo Ministério da Saúde, em todo o país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Esses casos estão nos estados de São Paulo (7), Distrito Federal (4), Rio de Janeiro (4), Minas Gerais (3), Rio Grande do Norte (3), Bahia (1), Goiás (1), Rondônia (1) e Santa Catarina (1).
Além disso, 24 casos estão em monitoramento, em dez estados.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: