terça-feira, 2 de junho de 2009

‘Ela tinha muito medo de avião’, diz amigo de funcionária da Anvisa

Patricia Maria Nazareth Ceva embarcou com marido e filho de 3 anos.
Ela saiu de de férias e passaria um mês em Paris.

Daniella Clark Do G1, no Rio

A funcionária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Patricia Maria Nazareth Ceva – que embarcou com marido e o filho de 3 anos no voo 447 da Air France – falou que a viagem longa rumo a Paris a deixava apreensiva. Quem conta é o também funcionário da Anvisa Boris Marcelo Goitia Claros, que trabalha com ela no Rio.

Cobertura completa: voo 447

“Ela tinha muito medo de avião. Na véspera da viagem, estava muito nervosa e pediu a todos que rezassem para que tudo desse certo. Ela estava acostumada a fazer viagens a trabalho, mas viagens domésticas, mais curtas. Essa viagem mais longa a deixou apreensiva”, contou Boris.

Patricia é especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e trabalha na Gerência de Produtos Derivados do Tabaco (GPDTA), no Rio. Ela é química, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A empresa divulgou nota, em que dizia que “o corpo gerencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e os servidores manifestam sua tristeza”.

Patricia viajou de férias e, segundo Boris, alugou um apartamento em Paris para ficar com o filho, Mateus Nazareth Ceva Antunes, e o marido, o professor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Octavio Augusto Ceva Antunes, que assistiria a palestras na cidade.

“Ela era uma servidora pública engajada na promoção da saúde pública no Brasil através do seu brilhante trabalho em ações e projetos de combate ao tabagismo. Uma pessoa que dedicava a sua vida e seu trabalho a causas que levam qualidade de vida e esperança à população. Além disso, uma mãe dedicada e exemplar”, disse Boris.

Seu marido, entre 2004 e 2008, foi consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) na produção de fármacos anti-HIV.

Formado em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o professor publicou mais de 200 artigos científicos e ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios e homenagens.

 

G1 > Mundo

Nenhum comentário: