sexta-feira, 5 de junho de 2009

TV francesa exibe mensagens automáticas enviadas pelo A330

France 2 obteve o relatório que a aeronave enviou, via Acars, para a Air France. Os avisos mostram sucessivas panes

REDAÇÃO ÉPOCA

A rede de TV francesa France 2 divulgou em reportagem nesta quinta-feira (4) o relatório do sistema Acars (sigla em inglês para Sistema de Comunicação e Reporte) do Airbus 330-200 da Air France que caiu sobre o Oceano Atlântico na noite do domingo (31). O relatório compila os avisos que são enviados automaticamente a partir da aeronave para a base da Air France, que monitora remotamente toda a sua frota.

As mensagens do Acars, denominadas em francês "liste des événements Acars" (lista dos eventos Acars), devem ser lidas de baixo para cima. A hora aparece sob a forma de quatro algarismos, no fuso horário de Greenwich, na Inglaterra – ou seja, onde está escrito "0210" deve-se entender 2h10 da manhã em Greenwich, ou 23h10 da noite no Brasil.
A primeira mensagem relevante aparece justamente nesse horário: AUTO FLT AP OFF. Ela indica que o piloto automático parou de funcionar, por defeito ou decisão do comandante. O sistema registra apenas os acontecimentos, sem explicar a causa. Ainda às 0210 (23h10), aparecem as mensagens FLAG ON CAPT PFD e FLAG ON F/O PFD. Elas significam que tanto o piloto (o capitão) quanto o co-piloto perderam algumas informações no painel de instrumentos.
Às 0212 (23h12), uma nova mensagem indica que os sistemas IR1 e IR3 deixaram de funcionar. Segundo o especialista francês, trata-se das centrais inerciais, que ajudam o piloto a saber se o avião está subindo e descendo quando não é possível ver isso pelo pára-brisa. Por fim, às 0214 (23h14), a última mensagem enviada pelo avião indica novos problemas técnicos.

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1 - Indica que o piloto e o co-piloto perderam simultaneamente um certo número de informações no painel de comando. 2 - Indica que o piloto automático parou de funcionar - sozinho ou por decisão do comandante

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Às 02:12 hora de Greenwich (23:12 de Brasília), "IR1" e "IR3" indicam pane nas centrais inerciais, que permitem saber se o avião está subindo ou descendo

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Às 0214 (23:14 de Brasília) indicando novas panes

Uma reportagem publicada nesta terça-feira (2) pelo jornal Jornal da Tarde havia noticiado a mesma sequência de eventos. Às 23h, o sistema da empresa aérea registrou que a aeronave, que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, atravessava uma área sobre cumulus nimbus – um tipo de nuvem que causa instabilidade. O primeiro sinal de possível problema chegou às 23h10 (horário de Brasília) e informava que o piloto automático do A330 havia se desconectado. Em si, essa alteração não chega a ser incomum: pode acontecer quando há divergências de cálculos entre o piloto e o copiloto automáticos, por exemplo. A mensagem seguinte informa problemas com o sistema fly-by-wire, o que aponta uma possível pane nos sistemas informatizados do jato. Os alertas subsequentes mostraram falhas em computadores essenciais ao voo, como os que registram dados de altitude e velocidade do avião. Segundo a reportagem, sem essas informações, a tripulação pode ter pedido o controle da aeronave.

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