quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fabricante diz que todas suas caixas-pretas foram recuperadas

TRAGÉDIA DO VOO AF 447

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Rio - Um executivo da fabricante das caixas-pretas a bordo do voo AF 447 disse que 100% dos equipamentos produzidos pela empresa foram recuperados após acidentes aéreos. Paolo Carmassi, presidente da Honeywell Aerospace para a Europa, Oriente Médio, África e Índia, afirmou que espera manter a média, apesar da preocupação que os aparelhos estejam perdidos no Oceano Atlântico. As informações são da CNN.
"Nós temos uma taxa de 100% de recuperação de todas as caixas-pretas que instalamos que, infelizmente, foram envolvidas em acidentes. Portanto, esperamos que possamos manter nosso recorde e possibilitar esclarecer o que aconteceu", afirmou Carmassi. "Acreditamos que nossa tecnologia está bem posicionada para, neste caso, contribuir para resolver a grande questão nesse acidente".
Mas Carmassi afirmou ser difícil de estimar quanto à vida da bateria do equipamento. "Existe uma certa duração que depende das particularidades nas condições ambientais, se está sob a água ou na terra, quer esteja a 10 m ou a 4 mil m. Então, é muito difícil de identificar exatamente a duração", afirmou.
Embora alguns destroços tenham sido encontrados no mar, investigadores do acidente aéreo permanecem sem conhecer as causas do acidente com o Airbus A330 da Air France, que caiu após decolar do Rio de Janeiro em direção a Paris no dia 31 de maio, com 228 pessoas a bordo. Acredita-se que as caixas-pretas estejam a uma profundidade de 4,5 mil m de profundidade, em uma região de montanhas subaquáticas.
O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).
De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.
Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.
A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).
As informações são do Terra

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