sexta-feira, 5 de junho de 2009

Estado do Rio ganha Usina de Biogás contra o aquecimento global

Novo sistema foi inaugurado nesta sexta-feira.
Instalação foi feita no Aterro de Jardim Gramacho.

Do G1, no Rio

O estado do Rio passa a contar com uma Usina de Biogás. O novo sistema foi inaugurado nesta sexta-feira (5) no Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho pela Companhia municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e tem como objetivo combater o aquecimento global.

Segundo a Companhia, esse é o maior projeto de redução de emissões de gases do efeito estufa no Brasil. A previsão é que nos próximos 15 anos cerca de 75 milhões de metros cúbicos de metano por ano deixem de ser liberados na atmosfera, contribuindo para minimizar o aquecimento global do planeta.
A inauguração contou com a participação do governador Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes, dos secretários de Meio Ambiente, Marilene Ramos e Carlos Alberto Vieira Muniz, além da presidente da Comlurb, Angela Fonti.

A tecnologia

O sistema de captação e queima do biogás é composto por dois conjuntos principais: a rede de captação e coleta, integrada por 230 poços e gasodutos; e a central de biogás, responsável pela sua queima em alta temperatura ou para utilização como combustível, com geração de energia.

O Aterro de Gramacho

O Aterro Sanitário Metropolitano de Jardim Gramacho, que começou a funcionar em 1978, ocupa uma área de 1 milhão 300 mil m². O terreno foi doado pelo governo gederal ao município do Rio para instalação de um aterro que recebesse o lixo gerado na região metropolitana.

Atualmente, Gramacho recebe cerca de 7950 toneladas por dia de lixo gerados pelos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e Mesquita, na Baixada Fluminense, além do Rio de Janeiro.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: