quarta-feira, 24 de junho de 2009

Colégio Santo Inácio confirma 2 casos de nova gripe e outro suspeito

Aluna do 1º ano do ensino médio e jovem do 9º ano estão com doença.
Suspeita de nova gripe no 7º ano suspende aulas em 21 turmas.

Alba Valéria Mendonça e Cláudia Loureiro Do G1, no Rio

Cerca de 750 alunos de 21 turmas do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, terão as aulas suspensas a partir desta quinta-feira (25). O motivo é a suspeita de que uma aluna do 7º ano do ensino fundamental esteja com a nova gripe. Os alunos deverão ser mantidos em casa, de quarentena, até o dia 2 de julho. As informações são da assessoria de imprensa do próprio colégio.

Os alunos do 7º ano do ensino fundamental, que têm aula à tarde e são da turma 711, tiveram as aulas suspensas a partir desta quarta-feira (24). São cerca de 40 adolescentes que estudam com a menina com suspeita da doença.

Segundo a própria escola, além dessa suspeita, uma outra aluna do 1º ensino médio e um adolescente do 9º ensino fundamental deixaram de frequentar as aulas por terem sido infectados pelo vírus influenza A (H1N1).
De acordo com informações iniciais, a jovem teria contraído a doença depois de voltar de uma viagem aos Estados Unidos. O adolescente teria sido infectado depois de ter contato com um primo que voltou de viagem do exterior.

A direção do colégio esclarece que os alunos estão com as aulas suspensas e não de férias antecipadas. O colégio pede aos pais que evitem o contato dos estudantes com outras pessoas.

Caso confirmado na Vale

Na terça-feira (23), a Vale S.A informou que cerca de 90 pessoas, entre funcionários e prestadores de serviço, fazem quarentena em suas casas após um consultor ter sido diagnosticado com a nova gripe. As informações são da própria empresa.
O prestador de serviço teve a doença confirmada no dia 19, após voltar de uma viagem à Argentina. Ele trabalha no 30º andar do Edifício Santos Dumont no Centro do Rio, foi fechado na segunda-feira (22).

Aulas suspensas

A nova gripe alterou as atividades no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Assis, a 434 km de São Paulo. As aulas foram suspensas até o fim desta semana, após a confirmação do segundo caso da nova gripe na cidade. Uma estudante de biologia e outra de psicologia da universidade foram infectadas.

Na capital paulista, três colégios anteciparam as férias de julho por causa da doença. O Palmares, localizado em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, antecipou para esta terça-feira (23) as férias inicialmente marcadas para 30 de junho. A mãe de um dos alunos da 8ª série informou, no sábado (20), que o garoto foi contaminado pela nova gripe. 
No domingo (21), o Colégio Magno anunciou que encerraria antecipadamente as aulas deste semestre em uma de suas unidades por causa da contaminação de dois alunos. A festa junina da escola foi adiada.

O Pueri Domus, na Zona Sul de São Paulo, decidiu antecipar as férias escolares após a confirmação da doença em dois alunos. Segundo a assessoria, os alunos deveriam ter aulas até o dia 26 de junho, mas o semestre foi encerrado na sexta-feira (19).

Já no Rio Grande do Sul, a Prefeitura de São Gabriel decretou situação de emergência, suspendeu aulas e eventos que reúnam muitas pessoas, como festas e shows. A decisão foi tomada depois que 18 pessoas apresentaram sintomas da doença. Nenhum caso foi confirmado. 

Balanço

Na terça-feira (23), o Ministério da Saúde confirmou mais 94 casos de infecção pelo vírus influenza A (H1N1) no Brasil. Os novos casos estão nos estados de São Paulo (50), Minas Gerais (17), Rio de Janeiro (13), Santa Catarina (4), Bahia (2), Espírito Santo (2), Paraná (2), Alagoas (1), Goiás (1), Rio Grande do Sul (1) e Sergipe (1).

Com os novos casos informados, o número de infectados pela doença no Brasil chega a 334.

Vírus A (H1N1) - NOTÍCIAS

Nenhum comentário: