segunda-feira, 8 de junho de 2009

Chega a 24 número de corpos resgatados do mar

Corpos serão levados para Fernando de Noronha e, depois, Recife.
Segundo Aeronáutica, resgate da caixa-preta não é prioridade.

Do G1, em São Paulo

 

O tenente-coronel Henry Munhoz, assessor de comunicação da Aeronáutica, afirmou nesta segunda-feira (8) que chega a 24 o número de corpos resgatados em alto-mar de vítimas do voo 447 da Air France. 

Nesta segunda-feira, foram retirados 8 corpos do mar. Eles foram localizados a 440 quilômetros a Nordeste do arquipélago de São Pedro e São Paulo. A profundidade média do local onde foram recolhidos é de 3,5 mil metros.

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes. O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro no dia 31 de maio às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

De acordo com Munhoz, todos os corpos estão a bordo de navios brasileiros e serão levados inicialmente para Fernando de Noronha e, depois, para o Recife. "O transporte deverá ser feito pelos helicópteros que estão na ilha, mas ainda não temos uma estratégia definida de como será esse transporte", afirmou.

Os primeiros 16 corpos resgatados estão sendo transportados pela Fragata Constituição, que deve chegar na manhã de terça-feira (9) a Fernando Noronha. A chegada da embarcação vai depender das condições do tempo nos arredores do arquipélago. Um helicóptero vai fazer o transporte dos corpos do navio para a ilha.

Segundo Munhoz, o resgate da caixa-preta não é prioridade. "A prioridade do nosso trabalho é a busca por sobreviventes, corpos e destroços. Eventualmente, à medida que os destroços vão aparecendo, eles são recolhidos e preparados para o transporte até o Recife para serem encaminhados às autoridades francesas", disse.

Segundo Munhoz, pequenas embarcações fazem uma varredura na água à procura por corpos. Após recolhidos, eles são levados nas pequenas embarcações até os navios.

As peças do avião que foram recolhidas também serão levadas para o Recife. "Várias peças da aeronave foram encontradas. Diversas partes do avião estão sendo a cada dia resgatadas pela Marinha do Brasil."

Veja a nota oficial sobre as buscas

O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, desde o início das buscas até o presente momento, o total de corpos retirados do mar é de 24, todos a bordo de navios brasileiros.

Os oito últimos corpos resgatados, em trabalho conjunto da Marinha do Brasil e Marinha Francesa, serão oportunamente encaminhados para Fernando de Noronha, onde serão submetidos a preparação pericial inicial e, posteriormente, transportados de avião para a cidade do Recife (PE).

A Fragata Constituição está a cerca de 400 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha, com os 16 corpos resgatados anteriormente. As condições meteorológicas não interferiram nas operações de busca e resgate nesta data, porém existem formações meteorológicas que indicam mau tempo nas proximidades do Arquipélago.

Atualmente, a Operação conta com 255 militares da Força Aérea Brasileira, deslocados para Natal (RN), Recife e Fernando de Noronha (PE), e 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira e duas da França. O helicóptero H-34 (Super Puma da FAB) deslocou-se de Natal a Fernando de Noronha, a fim de apoiar diretamente as operações de resgate.

A Marinha do Brasil atua com 570 militares embarcados. O Navio-Patrulha Guaíba substituiu o Navio-Patrulha Grajaú, que está retornando a Natal (RN) para ressuprimento. Dessa forma, permanecem na área de operações cinco navios da Marinha do Brasil e uma Fragata da Marinha da França.

As ações de busca e resgate continuam, sem qualquer interrupção, e estão concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos. O levantamento de outros focos de destroços continua a ser feito pela aeronave R-99 e, durante a noite, aeronaves de busca visual trabalham no transporte de suprimentos para Fernando de Noronha.

Centro de Comunicação Social da Marinha

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Foto: Divulgação / Força Aérea Brasileira

Mapa de localização das operações de busca de corpos e destroços do avião (Foto: Divulgação / Força Aérea Brasileira)

G1 > Brasil

Nenhum comentário: