sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bandidos invadem supermercado e levam terror a Vila Isabel

Eles fizeram funcionários reféns, trocaram tiros com a polícia e fugiram sem nada levar

POR MARCO ANTONIO CANOSA, RIO DE JANEIRO

Rio - Assalto a um supermercado em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, na noite desta quinta-feira, terminou em tiroteio. Cerca de 15 funcionários foram feitos reféns. Ninguém se feriu e os bandidos conseguiram escapar por um telhado nos fundos do mercado sem nada levar. Moradores de uma vila tiveram que ser evacuados pois havia informação de que os bandidos tinham invadido uma das casas. Um trecho da principal rua do bairro foi interrompido por duas horas.

Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Policiais deixam o supermercado após constatar que os ladrões fugiram pelo telhado | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

O ataque aconteceu por volta das 22h10, logo após o fechamento do Supermercado Premium, no Boulevard 28 de Setembro, 310. Segundo a PM, cinco bandidos participaram da ação. Dois renderam um funcionário que saía da loja e o obrigaram a abrir a porta. O gerente do mercado e outros 13 funcionários também foram rendidos, levados para o depósito, nos fundos, e obrigados a deitar no chão. Eles tiveram os pertences roubados. Os bandidos recolheram todo o dinheiro que havia nos caixas.
A invasão ao mercado, porém, foi percebida por uma funcionária que esperava ônibus em ponto bem em frente. Ela viu uma viatura do 6º BPM (Tijuca) no outro lado da rua e avisou aos PMs, que acionaram reforços. Os três bandidos que ficaram no lado de fora da loja fugiram sem serem percebidos pelos policiais.
Quando os bandidos que estavam dentro da loja saíam, foram surpreendidos pelos policiais e reagiram atirando, houve revide e a porta da agência do Banco do Brasil, que fica ao lado, e teve o vidro estilhaçado. Os marginais voltaram correndo para dentro do mercado e trancaram a porta, que foi arrombada pelos PMs, minutos depois, quando os funcionários conseguiram responder que estava tudo bem com eles. Os bandidos trocaram de roupa com funcionários e fugiram por um telhado nos fundos. A porta do mercado ficou com vários furos de bala. Cerca de 20 policiais participaram das buscas.
Uma moradora do número 306 disse que assistiu a fuga dos bandidos de sua varanda. "Eram dois, com camisetas brancas fugindo pelo telhado em diração à Rua Souza Franco. Liguei para a PM na hora e avisei mas eles ficaram na vila e não foram olhar", revelou. Um trecho da rua foi fechado e cerca de 20 policiais vasculharam uma vila nos fundos do prédio número 315, onde um morador disse ter ouvido barulhos.
A moradora Isabelle Ballebonne disse que havia acabado de chegar em casa. "Ouvi um barulho muito grande e me tranquei com meus filhos no quarto. Logo depois os policiais entraram. Foi um susto muito grande", revelou. Moradores das cinco casas da vila foram obrigados a sair enquanto os policiais faziam a varredura do local, mas os bandidos não foram encontrados.
Na fuga, os assaltantes abandonaram sacola e mochila com o dinheiro dos caixas e os pertences dos funcionários que haviam roubado, as roupas que usaram quando iniciaram o assalto, e toucas ninja. O gerente do supermercado contou que, em quatro anos, esse foi o primeiro assalto à loja. Ele disse que o supermercado tem circuito interno de câmera de segurança, mas que, coincidentemente, quarta-feira o sistema deu pane e não estava funcionando. Ele não quis mencionar se desconfia que algum funcionário facilitou o roubo ou da participação de algum ex-funcionário.
Depois de duas horas, os PMs encerraram as buscas e o tráfego foi liberado no trecho. Muito nervosos, os funcionários foram liberados e os moradores da vila vasculhada puderam entrar em casa. O caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel).

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: