terça-feira, 1 de abril de 2008

Alerj cassa dois e absolve dois deputados por fraude na Casa

conselho de Ética propôs a cassação de quatro parlamentares julgados nesta terça-feira.
Eles foram acusados de envolvimento no esquema de fraudes do auxílio-educação.

Aluizio Freire Do G1, no Rio

O plenário da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) decidiu pela cassação de dois deputados e absolvição de outros dois parlamentares acusados de envolvimento no esquema de fraudes do auxílio-educação pago a servidores da Casa. Os julgamentos se estenderam por toda tarde desta terça-feira (1). Ä noite, ainda será julgado o deputado Edino Fonseca (PR), que pode ter o mandato suspenso por 90 dias.

No julgamento do quarto pedido de cassação do dia, o Conselho de Ética da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) absolveu o deputado João Peixoto, do PSDC, por

44 votos a favor, 15 contra, seis abstenções e um branco. Ele foi o segundo absolvido, já que o deputado Tucalo Dias (PSC) também se livrara da perda do mandato. O placar final deu empate: dois cassados, dois absolvidos.

Mais cedo, foram cassados os mandatos das deputadas Jane Cozzolino (PTC) e  Renata do Posto (PTB). Diferentemente delas, o deputado estadual Tucalo Dias (PSC) foi absolvido da acusação de envolvimento no esquema de fraudes no auxílio-educação pago a servidores da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Trinta deputados absolveram, 24 votaram pela cassação e 12 parlamentares se abstiveram.

Acompanhada de correligionários, Renata do Posto chegou, às 16h desta terça-feira (1º), na Alerj. Ao entrar no plenário, foi aplaudida por ocupantes das duas galerias. Ela acenou para a claque, colocou a mão no peito e fez um sinal de positivo.

Nelson do Posto, prefeito de Guapimirim e tio de Renata, acompanha a deputada. Ele negou que tenha concedido ponto facultativo aos servidores municipais. “Eu trabalhei até as 14h. Vi aqui uns dez funcionários da prefeitura, mas que trabalharam de manhã. Os outros são amigos”, justificou.
Mais cedo, pelo menos 30 pessoas desceram de dois ônibus com faixas em defesa da deputada. “Viemos espontaneamente”, afirmou um deles.
Nelson do Posto disse que se Renata for cassada “será uma grande perda para aquela região”. “Ela, como depeutada, reporesenta Teresópolis (Região Serrana), Guapimirim (Região Metropolitana), Sumidouro (Região Serrana), Magé (Baixada Fluminense) e Cachoeiras de Macacu (Região das Baixadas Litorâneas). Mas estou confiante que será feito Justiça. Se há erro, saiu desta Casa, que concedia o benefício e sequer confirmava a freqüência dos alunos”, criticou.

Primeiro julgamento

Com 48 votos a favor, 15 contra e cinco abstenções o Conselho de Ética da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) cassou os direitos políticos da deputada Jane Cozzolino (PTC). Os 68 deputados aceitaram a proposta de falta de decoro parlamentar.

O advogado da deputada cassada, Luís Carlos da Silva Neto, disse que vai entrar ainda nesta terça-feira (1º) com um mandado de segurança para que sua cliente recupere o mandato. Silva Neto alega que ela não teve direito à defesa plena e que também negou todas as acusações, além de estar licenciada por problemas de saúde.

Nenhum comentário: