quinta-feira, 24 de abril de 2008

Vacinação contra gripe em idosos começa este sábado

Campanha em 1,3 mil postos de saúde irá até o dia 9 de maio.
Duas milhões de doses deverão ser aplicadas em todo estado.

Do G1, no Rio

Saiba mais

A campanha de vacinação contra gripe em maiores de 60 anos começará neste sábado (26) em todos os municípios do estado do Rio. Os atendimentos serão feitos em postos de saúde até o dia 9 de maio. Os postos farão aplicações, em sua maioria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o Ministério da Saúde destinou dois milhões de doses da vacina para o estado fluminense, que serão aplicadas em 1,3 mil postos de saúde espalhados pelos 92 municípios do estado.

Na cidade do Rio, serão cerca de 160 postos. A secretaria informou que divulgará lista dos postos de saúde envolvidos na campanha nesta sexta (25), em seu site: www.saude.rio.rj.gov.br
Ainda de acordo com a secretaria municipal, a expectativa é de que 80% da população idosa carioca – 630 mil pessoas –, seja imunizada.

Adiamento descartado

Em função da epidemia de dengue, a prefeitura do Rio chegou a pleitear, junto às demais prefeituras e ao governo do estado, que a campanha fosse adiada em 15 dias, mas a sugestão não foi aceita.
De acordo com o subsecretário municipal de saúde, Valmi Pessanha, prefeituras da Baixada Fluminense e a secretaria estadual foram contra a proposta de adiamento.

Veja cobertura comleta contra dengue
“Estávamos preocupados com a simultaneidade dessa campanha com o atendimento que estamos prestando ao surto epidêmico de dengue que acomete a cidade. Nossa preocupação é que venhamos a enfrentar problemas de ordem operacional e técnica”, declarou o subsecretário.
“O problema de ordem operacional seria a sobrecarga dos postos de saúde. O problema de ordem técnica é a ocorrência de efeitos colaterais indesejáveis, decorrentes da vacina, parecidos com a dengue”, explicou o subsecretário.
“Alertamos os demais municípios, mas secretários da Baixada e a própria secretaria estadual se opôs. Resolvemos acatar a decisão da maioria e estamos confiantes de que não há razão para maiores preocupações”, completou.

Nenhum comentário: