terça-feira, 22 de abril de 2008

Número de mortes por dengue no RJ em 2008 é recorde

Epidemia da doença há seis anos teve 91 mortes, contra 92 em 2008.
Já são 110.783 casos no estado em 2008; em 2002, foram 288.245.

Do G1, no Rio

O número de mortes confirmadas por dengue em 2008 no estado do Rio de Janeiro é recorde. No balanço da Secretaria estadual de Saúde divulgado nesta terça-feira (22), já são 92 mortos, ultrapassando o da última epidemia da doença em 2002, quando 91 pessoas haviam morrido pela doença. Foram registrados em todo o estado 110.783 casos da doença, menor que o da última epidemia, quando 288.245 casos foram notificados.

Veja a cobertura completa sobre a doença

No novo levantamento, a capital continua sendo a cidade onde mais mortes foram registradas: 55, entre os quase 57 mil casos comprovados na cidade. Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi o segundo município com mais mortes confirmadas com 11 óbitos. Ainda estão em investigação 96 mortes em todo o estado.

De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, os municípios que registraram mais casos da doença, depois do Rio, foram Angra dos Reis, na região Sul Fluminense, Campos, na região Norte Fluminense, e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A secretaria informou que 42% das mortes confirmadas são de pessoas com menos de 15 anos.
Dois municípios tiveram as primeiras mortes confirmadas no novo balanço: Italva, na Região Noroeste Fluminense, e Itaguaí, na Baixada.

Mantida vacinação contra gripe

O Ministério da Saúde decidiu manter o calendário de vacinação dos idosos contra a gripe no estado do Rio de Janeiro. A vacinação ocorrerá em todo Brasil, do dia 26 de abril ao dia 9 de maio, para pessoas a partir de 60 anos.
A Prefeitura do Rio havia feito um pedido para adiar a campanha. O objetivo era evitar uma corrida aos postos de saúde, sobrecarregados por causa da epidemia de dengue.

Mais médicos gaúchos

Para reforçar o atendimento, chegaram ao Rio mais 19 médicos do Rio Grande do Sul na última segunda-feira (21), mesmo dia em que o primeiro grupo enviado pelo governo gaúcho deixou a cidade.
Segundo a Secretaria estadual de Saúde, eles passam por treinamento nesta manhã e, na parte da tarde, devem regularizar seus documentos no Conselho Regional de Medicina para ter autorização para exercer a profissão na cidade. Só no fim do dia eles devem conhecer a escala de plantão que determinará os horários e locais em que vão atuar.

Nenhum comentário: