segunda-feira, 14 de abril de 2008

Mutirão acha 3 mil focos do mosquito da dengue no RJ

Da Agência Estado

Um mutirão realizado pela Secretaria Estadual de Governo em 96 comunidades da região metropolitana do Rio identificou e extinguiu 3.254 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Cerca de 3 mil voluntários visitaram ontem 22.638 residências - 15.930 na capital, 4.775 na Baixada Fluminense e 1.933 na região de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Durante a ação, foram instaladas 7.378 coberturas para caixas d'água - o material foi cedido pelo Corpo de Bombeiros.

Sete caminhões foram usados para recolher lixo e entulho, que encheram 902 sacos com capacidade para cem litros. Durante o percurso, foram distribuídos 220 mil panfletos informativos com dicas sobre prevenção e combate aos focos do mosquito.

O objetivo da Secretaria de Governo é instituir brigadas permanentes de combate à dengue para que futuras operações aconteçam sob o comando de líderes comunitários locais. "Conseguimos a adesão maciça das comunidades visitadas. O papel principal deste esforço conjunto foi alcançado: a criação das brigadas permanentes de combate aos focos do mosquito em cada uma dessas comunidades. Só o trabalho em parceria poderá ajudar o Rio a vencer essa luta contra o mosquito", disse Eduardo Damian, coordenador do mutirão.

A ação de ontem foi a segunda realizada na região metropolitana. No domingo da semana passada, foram vistoriados cerca de 20 mil imóveis em 72 comunidades. Na ocasião, foram identificados cerca de 900 focos do mosquito, distribuídas quatro mil coberturas para caixas d'água e recolhidos mil sacos de lixo de cem litros.

A epidemia já tinha 75.399 casos contabilizados no Estado este ano até quinta-feira, com 80 mortes confirmadas (47 na capital), e mais 79 casos de óbitos em investigação sob suspeita de dengue. A prefeitura do Rio, porém, já registrava 50 mortes na noite de sexta-feira, o que aumenta o número oficial de casos fatais no Estado para 83. Até quinta-feira, 35 crianças de até quinze anos tinham morrido de dengue este ano, de acordo com o relatório do Estado.

Nenhum comentário: