quarta-feira, 23 de abril de 2008

Tremor que atingiu SP é sentido em outros Estados

São Paulo - O tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter registrado a 270 km da cidade de São Paulo foi sentido também em outros Estados, como no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Paraná e em Santa Catarina. O índice máximo na escala Richter é de 9 graus.

O Corpo de Bombeiros do Rio informou que recebeu chamados de pessoas relatando tremores em dois bairros de Jacarepaguá e Ilha do Governador, na capital, em Angra dos Reis. Os Bombeiros do Paraná também confirmaram que o abalo foi sentido em Curitiba.

O diretor da Defesa Civil do Estado do Rio, coronel Souza Filho, afirmou que a instituição está em alerta nas próximas horas enquanto não for comunicada pelas autoridades responsáveis sobre o tremor de terra.

"A gente ainda não sabe se pode acontecer de novo. Sendo assim, vamos continuar de prontidão", disse. O coronel afirmou que recebeu relatos de tremor na Praça Seca e na Freguesia, em Jacarepaguá, na zona oeste da capital, e na Ilha do Governador, na zona norte, assim como na cidade de Angra dos Reis.

Já o coordenador da Defesa Civil do município do Rio, coronel João Carlos Mariano, informou que a instituição está recebendo ligações em várias partes da cidade mas também não registrou nenhum problema registrado pelo tremor.

Em Florianópolis, o Corpo de Bombeiros recebeu chamados de tremor de terra em quatro locais da Grande Florianópolis - no bairro da Trindade, na região da UFSC, na região Agronômica, onde fica a residência oficial do governador, e na área central. De acordo com os Bombeiros, o abalo foi sentido em Joinville, onde foram registrados 20 chamados.

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter com epicentro a 270 km a sudeste da cidade de São Paulo, por volta das 21h de hoje. O epicentro foi registrado no mar, na costa do Estado, segundo informou o professor George França, do Instituto de Geociências e funcionário do observatório.

As informações são do Terra

Nenhum comentário: