sábado, 26 de abril de 2008

Mais de 38 mil idosos são vacinados contra a gripe na cidade do Rio

Meta é vacinar 80% da população carioca até o dia 9 de maio.
Quem tem mais de 60 anos deve ser vacinado.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Saiba mais

No primeiro dia de Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe, foram vacinados mais de 38 mil idosos neste sábado (26) somente na cidade do Rio de Janeiro. As informações são da Secretaria municipal de Saúde. Segundo o órgão, a meta é vacinar 80% da população carioca, cerca de 630 mil pessoas, até o dia 9 de maio, quando a campanha se encerrará.

Tire suas dúvidas sobre a vacinação contra gripe

Para dar conta da vacinação em plena epidemia de dengue, a Secretaria municipal de Saúde informou que a carga horária de profissionais de saúde do município do Rio de Janeiro teve que ser ampliada. Cerca de 3.500 funcionários estão envolvidos na campanha, que será realizada de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h.

Além dos postos de saúde, os hospitais das Forças Armadas, igrejas e escolas também estão ajudando na campanha deste ano. Quem tem mais de 60 anos deve ser vacinado, mesmo que não seja pela primeira vez.

A Prefeitura do Rio chegou a pedir ao Ministério da Saúde que a campanha fosse adiada na cidade com medo de que as pessoas confundissem os sintomas da dengue com os efeitos colaterais da vacina, mas a data foi mantida.

A Secretaria estadual de Saúde ainda não divulgou números da campanha nas outras regiões do estado.

Postos lotados

No décimo ano de campanha, mais de cem idosos já esperavam na fila antes mesmo do posto de saúde abrir as portas. O secretário municipal de saúde Jacob Kligerman, de 66 anos, foi o primeiro a se vacinar. Ele garantiu que os postos estão preparados para atender toda a população.

Ainda de acordo com a Secretaria municipal de Saúde, não é necessário apresentar documentos, mas quem já foi imunizado nos anos anteriores deve levar o comprovante de vacinação. Também estarão disponíveis vacinas contra tétano e difteria, para aqueles que nunca foram vacinados ou que foram imunizados há mais de 10 anos e precisam de reforço.

Reações à vacina

Ainda segundo a secretaria, o local onde for aplicada a vacina pode ficar vermelho e levemente dolorido, mas os sintomas desaparecem em, no máximo, dois dias. Um mal-estar também pode ser sentido. No entanto, menos de 1% das pessoas apresentam febre por causa da vacina. As reações graves são raras.

Balanço nacional

O Ministério da Saúde informou, no final da tarde deste sábado (26), que, no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe, pouco mais de 2,7 milhões de pessoas com mais de 60 anos se vacinaram contra a doença. As vacinas foram aplicadas até as 17h.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, as informações foram enviadas por 5.260 municípios e pelo Distrito Federal. A campanha prossegue até o dia 9 de maio em todos os municípios brasileiros. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 13 milhões de idosos.

Nenhum comentário: