sábado, 19 de abril de 2008

Dengue faz Rio pedir adiamento de campanha contra a gripe

Solicitação foi feita por causa da sobrecarga nos postos com vítimas da doença.
Ministério da Saúde deve decidir na próxima terça-feira (22) se adia campanha por 15 dias.

Do G1, no Rio

O Ministério da Saúde recebeu na sexta-feira (18) pedido da Secretaria municipal de Saúde para que a campanha nacional contra a gripe com vacinação de idosos seja adiada no Rio.
Segundo o ministério, a decisão deve ser discutida na próxima terça-feira (22) em reunião no gabinete de crise contra a dengue, montado na capital fluminense e, se aprovada, deve valer para todo o estado.


Além da sobrecarga nos postos de saúde por causa da epidemia, a Secretaria teme também que os efeitos colaterais da vacina, que ocorrem eventualmente, sejam confundidos com sintomas da dengue.
Na quinta-feira (17), a proposta foi apresentada ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e, na sexta, aprovada pelos conselhos municipal e distrital de saúde.
Nos outros estados do país, a campanha de vacinação contra a gripe deve funcionar de 26 de abril a 9 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa este ano é que os 65,6 mil postos atendam cerca de 14,5 milhões idosos, o equivalente a 80% da população com mais de 60 anos.

Postos de atendimento

Postos de atendimento terão esquema especial para o feriadão. Sábado será o dia que contará com mais postos abertos: 120, sendo que 30 deles 24 horas. A Secretaria municipal de Saúde suspendeu o ponto facultativo de terça-feira (22) e todas as unidades de saúde da rede municipal funcionarão normalmente nesse dia.
Algumas dessas unidades abrirão às 7h, mas a maioria começará a funcionar às 8h. O horário de fechamento varia de 12h às 19h. Clique aqui e veja a lista completa dos postos que vão abrir no feriadão.

No último balanço divulgado, o número total de casos de dengue só na cidade do Rio chega a 56.919. Como não houve registro de novos óbitos, o número de mortos continua em 54. Em menos de quatro meses, a dengue já matou 89 pessoas em todo o estado.

Nenhum comentário: