segunda-feira, 14 de abril de 2008

Dengue: só 30% dos médicos indicados pelo Cremerj se apresentaram

Secretaria pretende convocar por telegrama mais 80 pediatras nesta segunda (14).
Décima tenda de hidratação foi inaugurada no Hospital do Andaraí, na Zona Norte.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

o Rio para ajudar no combate à epidemia de dengue, apenas 34 pediatras dos 114 indicados pelo Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) se apresentaram.

Veja cobertura completa da dengue

A informação é do secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Cortes, que pretende enviar ainda nesta segunda-feira (14) 80 telegramas reforçando o apelo aos médicos do estado. Nesta manhã, ele inaugurou a 10ª tenda de hidratação no Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio.

“Não sei se há desinteresse. Vamos fazer uma convocação via telegrama, que, com essa necessidade que temos, é importante”, disse o secretário, que anunciou o aumento do centro de hidratação de Duque de Caxias e a inauguração de uma nova tenda em São João de Meriti e Mesquita, na Baixada Fluminense.
A previsão é que ainda nesta segunda-feira seja inaugurada a tenda de hidratação no Hospital Albert Schwaitzer, em Realengo, e na quarta-feira (16), no hospital Eduardo Rabello, em Campo Grande, ambos na Zona Oeste do Rio.

Atendimento direto na tenda

Diferentemente das outras, a tenda do Andaraí vai atender diretamente os pacientes com dengue, fazendo lá mesmo a triagem, as consultas, os exames e, se necessário, a hidratação.
“Aqueles pacientes que acham que têm dengue, podem vir direto para cá, que é uma extensão do hospital. Os pacientes pode ser referenciados do hospital para a tenda e, se não tiverem dengue, da tenda para o hospital”, explicou o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José Noronha.

Chuvas

Com a previsão de mais chuva para o estado, há mais chances de surgirem novos focos da dengue e mais difícil fica uma previsão para o fim da epidemia. "Estamos trabalhando com o dia-a-dia. Estamos trabalhando com o pior e esperando o melhor", enfatizou Sérgio Cortes.

83 mortes

A Secretaria municipal de Saúde confirmou, na sexta-feira (11), em seu último balanço, mais duas mortes por dengue, elevando o número de óbitos na cidade para 50. Uma das vítimas é um bebê de 8 meses. Já o número de casos registrados este ano só no município do Rio chega a 48.643. Foram 1.631 novos casos notificados de quinta para sexta-feira. Se somados os números oficiais do município com os números do balanço divulgado na quarta-feira (9) pelo governo do estado, o número de óbitos chega a 83 no estado.

'Rio contra dengue 2009 já começou', diz Côrtes

“A partir de agora, temos todos um só inimigo: a dengue. Vamos acabar com esse mosquito.” Foi assim que o secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, começou o treinamento de cerca de 4 mil voluntários do Pan no Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira (14).
Cadastrados para os jogos, jovens entre 16 e 20 anos vão atuar em cerca de 180 comunidades do estado na prevenção da doenca. “A idéia é aproveitar a entrada que eles têm em suas comunidades para fazer esse trabalho de mobilização”, explicou Côrtes.
"O Rio contra a dengue 2009 já começou", enfatizou o secretário, que alertou os voluntários para a segurança no trabalho, pedindo que eles evitassem se expor em lajes ou lugares em que pudessem se acidentar. "O trabalho é mais de ir nas casas e ensinar as pessoas a tratar da doença", completou.

Bolsa de R$ 170

Já cadastrados, eles devem receber uma bolsa-auxílio de cerca de R$ 170 por dois meses, podendo ter o contrato renovado por mais dois meses.
“Eles devem começar a atuar até a semana que vem”, disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmando que a Secretaria vai manter o contato com os coordenadores das comunidades, que também trabalharam no Pan. 

Nenhum comentário: