terça-feira, 1 de abril de 2008

Cinco estados confirmam envio de pediatras ao Rio contra a dengue

Rio Grande do Sul, Amapá, Rondônia, Ceará e Santa Catarina vão ajudar contra a doença.
Número de profissionais, no entanto, só será definido em reunião na próxima quinta-feira (3).

Do G1, no Rio

Jornal das Dez

Globo News

Paciente com dengue é atendido no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)

A carência de pediatras no Rio para ajudar no combate à dengue será suprida com a ajuda de outros estados. Pelo menos cinco já confirmaram apoio com envio de médicos para reforçar a luta contra a epidemia.

Veja cobertura completa sobre dengue

Além do Rio Grande do Sul, que já havia divulgado a liberação de efetivo que deve variar entre 15 e 20 profissionais neste fim de semana, os estados de Rondônia, Amapá, Ceará e Santa Catarina terão médicos deslocados para o Rio.

Na segunda-feira, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, havia informado que pedira ao Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde os pediatras para ajudar no combate à dengue.

Ainda não ficou definido, no entanto, o número exato de pediatras que deverão auxiliar os hospitais fluminenses. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, o gabinete de crise deve decidir o efetivo em reunião a ser realizada na próxima quinta-feira (3).

Déficit de médicos e mortes

Em entrevista coletiva também na segunda-feira (31), Côrtes não soube informar qual é o déficit atual de médicos no estado, mas considera que 154 novas contratações seja o número necessário para que a secretaria possa abrir quatro novos centros de hidratação: no Hospital Getúlio Vargas, na Penha (16 novos pontos), no Iaserj da Gávea (24 pontos), no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo (48 novos pontos), e no PAM de Del Castilho (24 novos pontos).

A Secretaria de Saúde do município do Rio confirmou na segunda-feira (31) 44 mortes causadas por dengue apenas na capital. O número aumentou em 13 desde o último balanço, feito na sexta-feira (28). Já a Secretaria estadual de Saúde divulga um balanço apenas às quartas-feiras. No último levantamento, do dia 26, a secretaria registrou 54 mortes pela doença. O número total chega a 67 mortes este ano.

Treinamento

Os médicos gaúchos, que devem embarcar no próximo domingo (6), vão receber treinamento no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), do Rio Grande do Sul, para o manejo de pacientes.

Nenhum comentário: