segunda-feira, 31 de março de 2008

Prefeitura confirma 44 mortes só no Rio

Nesta segunda-feira, secretário estadual anunciou que vai pedir médicos de outros estados.
Presidente Lula comentou a epidemia, afirmando que o importante é prevenir.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

No dia em que a Secretaria estadual de Saúde anunciou que vai convocar pediatras de outros estados para ajudar no combate à dengue, a Secretaria de Saúde do município do Rio confirmou nesta segunda-feira (31) 44 mortes causadas por dengue apenas na capital. O número aumentou em 13 desde o último balanço, feito na sexta-feira (28).

Já a Secretaria estadual de Saúde divulga um balanço apenas às quartas-feiras. No último levantamento, do dia 26, a secretaria registrou 54 mortes pela doença.

Dos mortos 13 confirmados pela secretaria municipal nesta segunda (31), cinco são crianças. Um bebê de 9 meses morreu em Colégio, no subúrbio. Uma menina de 6 anos morreu em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Na Maré, no subúrbio, um bebê de 4 meses foi a vítima. Em Anchieta e Inhaúma, subúrbio, um menino de 8 anos e uma menina de 7 anos morreram.
As outras vítimas foram confirmadas como moradoras da Vila Valqueire, Vila da Penha, Jardim Guanabara e Engenho de Dentro, no subúrbio, Gardênia Azul, Taquara e Anil, na Zona Oeste.

Esta segunda-feira também foi o primeiro dia (31) das ações nos três hospitais de campanha montados pelas Forças Armadas para tentar ajudar os pacientes com dengue no Rio de Janeiro. Somando os pacientes assistidos nas três unidades, da Barra, Zona Oeste do Rio, em Marechal Hermes, no subúrbio do Rio, e em Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense, foram realizados mais de 500 atendimentos.

Pediatras de outros estados

Com a contratação dos pediatras, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou em entrevista coletiva nesta tarde que deve gastar cerca de R$ 600 mil por mês. Côrtes afirmou porém que os valores ainda não estão sendo contadas as despesas com hospedagens e transportes.
O secretário não soube, entretanto, informar qual o déficit atual de médicos no estado, mas considera que 154 novas contratações seja o número necessário para que a secretaria possa abrir quatro novos centros de hidratação: no Hospital Getúlio Vargas, na Penha (16 novos pontos), no Iaserj da Gávea (24 pontos), no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo (48 novos pontos), e no PAM de Del Castilho (24 novos pontos).
Na quinta-feira (3), segundo Côrtes, haverá uma reunião com todos os outros secretários estaduais de Saúde do país. O secretário espera um plano de ofertas dos outros estados.

Lula comenta dengue

No Rio, para lançar as obras do PAC em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o presidente Lula comentou a epidemia. O presidente explicou que o importante é a prevenção, além de comentar que não há divisão entre responsabilidades dos poderes públicos.

“A dengue a gente tem que cuidar antes das pessoas serem picadas pelo mosquito porque depois é uma coisa mais delicada. Aí a responsabilidade é do presidente, do governador, do prefeito e de cada habitante deste país. Se a gente não limpar a água que está empoçada na nossa rua, na nossa casa, na nossa vila, todos seremos vítimas da irresponsabiliade.”

Novo hospital

Na terça será inaugurado o Hospital de Anchieta, no Caju, na Zona Portuária do Rio. O secretário disse estar contando com o decreto do governador Sérgio Cabral, que mandou os médicos cedidos para órgãos oficias serem devolvidos.
“O objetivo é ampliar o número de atendimento nas emergências dos hospitais e nos centros de hidratação, e, principalmente, ampliar os leitos, aumentar o número de leitos para internação de crianças”, explicou Côrtes. 
O secretário fez um apelo aos profissionais de saúde. “Nós estamos pedindo um esforço sobre-humano e que eles não faltem. A nossa população precisa ser atendida. Estamos com um problema sério. Temos ainda grandes filas”, pediu.

Estratégia

Côrtes afirma que os centros de hidratação foram colocados em pontos estratégicos como grandes cinturões de defesa para os hospitais.
"O de Santa Cruz vai receber pacientes do Hospital Pedro II. O do Retiro dos Artistas vai apoiar o Hospital Cardoso Fontes. A UPA de Campo Grande, recebe a população do Hospital Albert Schweitzer. Já o Hospital de Campanha da Aeronáutica vai atender quem inicialmente, procuraria o Hospital Lourenço Jorge. O do Exército, em Deodoro, apóia os doentes do Hospital Carlos Chagas e o da Marinha, recebe os pacientes do Hospital da Posse.”, explicou.
“Conseguir a hidratação venosa é o que acreditamos que pode alterar o curso da doença", disse Côrtes.

Nenhum comentário: