terça-feira, 25 de março de 2008

Cem profissionais reforçam unidades federais contra dengue

Mais cerca de 500 profissionais, entre médicos e enfermeiras, ainda são aguardados.Secretaria municipal de Saúde confima 31ª morte na capital desde janeiro.

Do G1, no Rio

var midiaEmbed = { midiaId: 807577, autoStart: false }; var embed = new GMCEmbed(midiaEmbed); embed.print();
Os primeiros cem profissionais, dos 661 a serem recrutados para atuarem nos leitos destinados para o atendimento à dengue nos hospitais federais do Rio de Janeiro, já começaram a reforçar as equipes das unidades nesta terça-feira (25). Eles foram distribuídos pelos hospitais do Andaraí, Bonsucesso, Ipanema, Lagoa e Jacarepaguá.

Veja cobertura sobre a dengue

A Secretaria municipal de Saúde confirmou nesta terça mais uma morte por dengue, somando 31 mortes desde o início do ano. O número de casos subiu para 26.688. De segunda para terça foram confirmados 1.916 casos. No total, são 49 mortes confirmadas pelas secretarias municipal e estadual de Saúde, só em 2008.
Saiba mais
» Secretário diz que prioridade é reduzir mortes por dengue
» Dengue já matou quase cinco vezes mais em 2008 do que em última epidemia
» Sobem para 24.772 casos de dengue só na cidade do Rio
» Mapa da incidência da dengue no Rio
» Autoridades são as maiores culpadas por dengue, diz Cabral
» Secretário municipal descarta epidemia de dengue no Rio
» Inaugurada 1ª tenda para hidratar pacientes com dengue
» É preciso união contra a dengue, sugere ministro Temporão
» Vítimas da dengue, famosos dão dicas contra a doença
» Mortes por dengue no Rio estão acima do padrão da OMS, diz Temporão
» Secretário quer médicos das Forças Armadas no combate à dengue
» Forças Armadas vão ajudar no combate à dengue, afirma Jobim
Na quarta (26), mais 70 devem se apresentar. São médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de laboratório e administrativos que integram o banco de recursos humanos remanescentes dos contratos temporários do Ministério da Saúde.
Até o final desta semana, o governo federal distribuirá para toda a rede de assistência do município e da Baixada Fluminense mais de 250 mil cartões de acompanhamento de pacientes com dengue. Esses cartões reúnem informações sobre a evolução da doença e, dessa maneira, cada vez que o paciente tiver a necessidade de retornar ao serviço de saúde, o médico terá condições de avaliar a doença, garantindo o atendimento necessário e adequado.
'Tele-dengue' ativo
Moradores das áreas de infestação receberão ligações do serviço de telemarketing do Ministério da Saúde que alertarão sobre os sintomas da doença, além de informar sobre a situação de infestação e como combater o vetor da doença. O Ministério da Saúde também reforçará o serviço de tele-dengue da Secretaria municipal do Rio de Janeiro, para que a população tenha acesso a informações até nos finais de semana.Em conjunto com os 1,2 mil bombeiros que já atuam na cidade identificando focos de infestação e cobrindo caixas d’água, o governo federal treinará mais 300 agentes de endemias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Esses agentes atuarão no combate ao mosquito adulto com fumacê, nas áreas de grande infestação. Serão destinados ao município do Rio mais 15 veículos com capacidade de cobrir de 80 a cem quarteirões por dia cada um, também realizando o trabalho de pulverização de inseticida.

Ministério da Defesa
Ainda nesta semana, será realizada uma reunião com representantes do Ministério da Defesa que definirá a quantidade de militares que poderão atuar junto com os agentes de endemias da Funasa e do Corpo de Bombeiros, além de quantificar o número de tendas necessárias para o atendimento ambulatorial de pacientes e os recursos humanos especializados para o trabalho.O Ministério da Saúde usará o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Rio para monitorar e avaliar diariamente a evolução da epidemia. Esse controle permitirá a implementação das medidas necessárias e identificará as áreas prioritárias para atuação conjunta das esferas de governo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como posso me cadastra para o contrato temporário.

Noticias em Destaque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Noticias em Destaque disse...

renata entre no site do ministerio da saúde,me envie um e-mail para assim que tiver outras informações entrar em contato com vc,obrigado por seu comentario,uma boa noite.
papamayckeandre@gmail.com.