domingo, 30 de março de 2008

Rio tem mais duas mortes suspeitas de dengue

Os atestados de óbito não fazem referência à doença.
Uma mulher morreu na Barra e a outra na Baixada Fluminense.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Willian de Moura

AGÊNCIA O GLOBO

Atestado de óbito de Claudia não faz referência à dengue (Foto: William Moura/Ag. Globo)

As mortes de duas mulheres – uma no Rio, outra na Baixada Fluminense – podem ter sido provocadas pela dengue. A relação com a doença ainda não está confirmada pelas secretarias estadual e municipal de Saúde, que aguardam os resultados dos exames sorológicos. Os atestados de óbito de Claudia da Silva Correia, de 40 anos, e de Maria de Lourdes de Almeida, de 21 anos, não fazem referência à dengue.
Cláudia morreu na tarde de sábado (29) no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A assessoria de imprensa da secretaria municipal de Saúde informou que o caso está sendo investigado porque a paciente, além do quadro clínico relacionado à dengue, sofria de outra doença anteriormente adquirida. O atestado de óbito aponta para insuficiência respiratória e hemorragia.

Antônio Carlos, o viúvo, insiste em que a mulher dele morreu de dengue, pois ela estava com todos os sintomas da doença. O atestado de óbito aponta para o lupus, um mal com que a dona-de-casa, moradora de Jacarepaguá, convivia há mais de 20 anos, diz  o viúvo. Uma amostra de sangue de Cláudia foi recolhida para o exame sorológico. O resultado deve ficar pronto em uma semana.  
Já Maria de Lourdes morreu na madrugada de sábado na Casa de Saúde e Maternidade Santa Terezinha de Jesus, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. No atestado de óbito, constam, como causas, choque distributivo, insuficiência respiratória e síndrome de angústia respiratória.
O pai de Maria de Lourdes acredita que ela morreu de dengue. Ele contou que a filha começou a passar mal na Semana Santa, apresentando febre alta e se queixando de dores nas juntas e dor de cabeça. Na sexta-feira (28), a vítima vomitou muito e apresentou uma baixa de plaquetas. Horas depois, morreu. O corpo dela foi enterrado no cemitério de Olinda, em Nilópolis, também na Baixada Fluminense.
Oficialmente, o Estado do Rio de Janeiro já registrou 54 mortes por dengue. Extra-oficialmente, esse número pode se elevar para 59, já que, nas estatísticas, seriam incluídas as mortes de Cláudia e de Maria de Lourdes, e de três meninas enterradas no sábado.

Atendimento em hospitais particulares

A Procuradoria Geral do município informou que ainda não recebeu a notificação da Justiça sobre a determinação de transferir para rede particular os pacientes com dengue, desde que não haja vaga nos hospitais públicos. A decisão da 35ª. Vara Cível, que estabelece ainda que estado e município devem pagar as despesas num prazo máximo de 20 dias, é liminar e foi concedida após pedido do Ministério Público estadual.
A procuradoria informou que, depois de ser notificada, irá decidir se recorrer contra a decisão. O governo estadual confirmou, ainda na sexta-feira (28), que já foi notificado e manifestou a intenção de recorrer contra medida.

Nenhum comentário: