quarta-feira, 26 de março de 2008

Estado confirma 54 mortes por dengue

Número de óbitos só na cidade do Rio permaneceu em 31 mortes.Já são mais de 28 mil casos da doença na capital neste ano.

Do G1, no Rio
A Secretaria estadual de Saúde confirmou nesta quarta-feira (26) 54 mortes por dengue no Rio de Janeiro em 2008. Foram sete casos a mais desde o último balanço, divulgado na última quarta (19). Foram notificados 43.523 casos em todo o estado neste ano. A secretaria ainda investiga outras 60 notificações de morte pela dengue. Segundo o balanço, 20 das mortes foram provocadas por dengue hemorrágica e a maioria foi de crianças de 2 a 13 anos.

Veja cobertura sobre a dengue
Saiba mais
» Epidemia de dengue faz repelente sumir das farmácias
» Especialista revela verdades e mitos sobre a dengue
» Déficit de médicos permite avanço da dengue, diz Cremerj
» Saiba quais medicamentos evitar em casos de suspeita de dengue
» Cesar Maia nega epidemia de dengue
A Secretaria municipal de Saúde não confirmou nesta quarta (26) nenhum óbito causado pela doença. O número permanece em 31. Foram notificados 6.066 casos da doença em março na capital. No total de 2008, foram notificados 28.233 casos só na cidade.
Mais duas tendas de hidratação
A Secretaria estadual de Saúde vai abrir esta semana mais duas tendas para hidratação de pacientes com dengue. Os novos espaços de atendimento serão instalados na Praça Ari Barroso, em frente ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, subúrbio do Rio, e ao lado do Hospital Infantil de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A aplicação de soro intravenoso é uma medida fundamental para conter a queda de plaquetas e evitar o agravamento do estado de saúde. Com isso, sobe para cinco o número de tendas abertas pelo governo do estado para reduzir o grande fluxo de pacientes com dengue nos hospitais. Assim como nas do Retiro dos Artistas e das Unidades de Pronto-Atendimento de Santa Cruz e de Campo Grande, na Zona Oeste, as novas tendas vão funcionar 24 horas e receber doentes encaminhados pelas unidades hospitalares. A maior das três tendas já instaladas é a da UPA de Santa Cruz, que conta também com dois consultórios médicos e de enfermagem. A unidade atende adultos e crianças, enquanto as tendas do Retiro dos Artistas e da UPA de Campo Grande recebe crianças de até 14 anos. Se, durante a hidratação, o estado de saúde de algum paciente se agravar e houver necessidade de internação, a Central de Regulação de Leitos de Dengue providenciará uma vaga em hospital.

Nenhum comentário: