sexta-feira, 28 de março de 2008

Bolsa fraude envolve outros dois deputados da Alerj

Antero Gomes e Marcos Nunes - Extra

RIO - O deputado Altineu Côrtes (PT), também nomeou, em março de 2007, um fantasma em seu gabinete. De acordo com a denúncia feita pelo RJTV, da TV Globo, o auxiliar de gabinete André Maciel da Silva, pai de sete filhos, era funcionário comissionado e teria usado declarações de matrícula de um colégio que está fechado há quatro anos - o Centro Educacional Modelo, localizado em Guapimirim -, para obter o auxílio-educação ( entenda como foi desmontado o esquema do bolsa fraude ).

" Coloco meu gabinete à disposição da Alerj, para qualquer investigação "

Com isso, Altineu Côrtes passa a ser, o 12º parlamentar a ter o nome envolvido no escândalo do bolsa fraude. Além do gabinete do parlamentar do PT, André Maciel também trabalhou ainda para outros dois deputados, entre 2004 e 2005.

Primeiro, o funcionário foi nomeado pelo então deputado Nelson do Posto (PMDB). Atual prefeito de Guapimirim, é tio da deputada Renata do Posto, que poderá ser cassada, na terça-feira . Renata é uma dos 12 parlamentares envolvidos no escândalo.

Outro ex-parlamentar para quem André Maciel teria trabalhado foi Iranildo Campos (PAN). Ele é o atual suplente de Renata do Posto e poderá ficar coma vaga da parlamentar, caso ela seja cassada na próxima semana.

Na ficha cadastral da Alerj, usada para requerer o benefício auxílio-educação, André Maciel declarou morar em um endereço, onde na realidade, vive o próprio prefeito de Guapimirim Nelson do Posto.

Procurado pelo EXTRA, Altineu Côrtes alegou não ter conhecimento de que seu funcionário usou declarações de um colégio fechado para requerer o auxílio-educação. Ele também afirmou que o fato é um caso isolado. O parlamentar disse estar se sentido traído pelo servidor que nomeou.

- Eu me sinto prejudicado, me sinto traído pelo funcionário. Não tinha conhecimento disto. Coloco meu gabinete à disposição da Alerj, para qualquer investigação. Este fato não tem qualquer ligação com esta quadrilha que age na Alerj fraudando o auxílio-educação. Não posso ser comparado com este bando - alegou o deputado do PT.

Altineu Côrtes disse que pedirá explicações ao seu funcionário amanhã (hoje).

- Ele terá que me explicar esta história - concluiu.

Nenhum comentário: