sexta-feira, 28 de março de 2008

Doação de sangue na guerra contra a dengue

 
Extra Online

Cléo Pires doa sangue no Projac na campanha da Rede Globo contra a dengue - Foto: Domingos Peixoto/O Globo

RIO - Enquanto as Forças Armadas se preparam para entrar na batalha contra a dengue e o prefeito Cesar Maia diz que rezou pela cidade , à população resta doar sangue como uma das armas no combate à epidemia no Rio, além, claro, de tomar todos os cuidados necessários contra os focos de proliferação do mosquito ( clique aqui e veja um raio x da dengue ). A doença do tipo hemorrágica é a mais grave em razão de reduzir muito a quantidade de plaquetas no sangue e, desta forma, a transfusão se torna fundamental para ajudar as vítimas, pois as plaquetas servem para conter o problema ( qual é a sua dúvida sobre a dengue? ).

Para aumentar o estoque de sangue nos hospitais, o Hemorio promove uma campanha para receber doações de sangue usando um ônibus que vai percorrer a cidade até o dia 5 de abril. A ação começou nesta quinta-feira, no Projac, na Zona Oeste da cidade. Funcionários e atores como Cléo Pires, Letícia Spiller, Fernanda Paes Leme aderiram à campanha .

Nesta sexta, o ônibus estará estacionado em frente ao campus da UFRJ na Urca, das 9h às 15h, e, no sábado, na quadra da escola de samba Portela, na Rua Clara Nunes 81, Madureira, no mesmo horário. Para doar sangue, é preciso ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 quilos e estar saudável. Outras informações podem ser obtidas na sede do instituto, que fica na Rua Frei Caneca 8, Centro, ou pelo telefone 0800-282-0708.

Clique aqui e denuncie locais de risco pelo Eu-Repórter

Outras ações

- Tele-Dengue: a população pode ligar para o (21) 2575-0007, das 8h às 20h.

- Defesa Civil: O Centro de Comando da Operação contra a Dengue, coordenado pela Defesa Civil da Prefeitura do Rio, promove capacitação de voluntários no combate ao Aedes aegypti. Durante a aula, os participantes aprendem sobre os procedimentos para combater os focos e os criadouros do mosquito. O treinamento é gratuito. Informações: (21) 2576-5665 e 2576-7297.

- Secretaria municipal de Governo: informações sobre as ações da secretaria nos bairros da cidade podem ser obtidas pelos telefones (21) 2503-3187 e 2503-3157 ou no site da prefeitura .

Nenhum comentário: