quinta-feira, 20 de março de 2008

Alerj: Núbia Cozzolino estaria usando helicóptero para intimidar presidente do Conselho de Ética

Conselho de Ética descobriu documentos com assinaturas falsas no gabinete de um dos suspeitos
Rio - O presidente do Conselho de Ética, Paulo Melo, disse nesta quinta-feira que vai entrar com uma representação no Ministério Público contra a prefeita de Magé, Núbia Cozzolino. Melo disse que recebeu da Secretaria de Segurança a informação de que Núbia teria contratado um helicóptero para sobrevoar a casa do deputado em Saquarema.
O deputado percebeu a ação do helicóptero, anotou os dados da aeronave, e pediu uma investigação da Secretaria. A policia descobriu que o helicóptero foi alugado pela prefeita de Magé, Núbia Cozzolino. A prefeita é irmã da deputada Jane Cozzolino. Núbia Cozzolino disse que tem liberdade de voar para onde quiser.
A cassação dos deputados acusados de fraudes no auxílio-educação da Alerj começará na semana que vem. Na próxima quinta-feira, pelo menos quatro deputados começam a enfrentar no Plenário o processo de perda de mandaro: Jane Cozzolino (PSC); Renata do Posto (PTB); João Peixoto (PSDC) e Tucalo (PSC).
Segundo um levantamento informal do Conselho de Ética, 37 deputados votariam a favor da cassação dos quatro parlamentares. O número é apenas um voto superior ao necessário para o afastamento.
Assinatura falsa
De acordo com o RJTV, da TV Globo, o Conselho de Ética descobriu documentos com assinaturas falsas no gabinete de um dos suspeitos. Os documentos foram obtidos pelo Conselho de Ética da Assembléia e mostram que a funcionária Rosa Maria Dantas Lima foi contratada em março de 2001. Segundo as investigações, Rosa Maria foi uma funcionária-fantasma do gabinete do deputado Marco Figueiredo (PSC). As assinaturas dela no termo de posse e na ficha de inscrição na Alerj são diferentes.
O Conselho de Ética quer descobrir quem teria fraudado as assinaturas. Rosa Maria tem oito filhos e todos receberam o auxílio-educação de R$ 450 por mês. A funcionária foi afastada no fim de 2002.
O deputado Marco Figueiredo é um dos 11 investigados pelo conselho. De acordo com fontes da Assembléia, ele começou uma articulação para evitar o próprio afastamento e dos outros parlamentares com suspeita de envolvimento no caso.
“Esse número é muito arriscado. Temos que ir para a votação do Plenário para ter uma margem de segurança bem maior. A Alerj não pode correr o risco de passar essa vergonha histórica e, depois de todo um trabalho sério do Conselho de Ética, perdermos no voto secreto”, declara Marcelo Freixo (PSOL).
Em depoimento ao Conselho de Ética, Renata do Posto, João Peixoto e Tucalo disseram que não sabiam das fraudes nos seus gabinetes. Jane Cozzolino vai prestar esclarecimentos segunda feira.

fonte : O DIA on line

http://odia.terra.com.br/brasil/htm/alerj_nubia_cozzolino_estaria_usando_helicoptero_para_intimidar_presidente_do_conselho_de_etica_159289.asp

Nenhum comentário: