domingo, 16 de março de 2008

Decisão inédita



Um jovem universitário no Recife conquistou o direito de ser tratado por um dos médicos mais importantes dos Estados Unidos às custas do poder público.
Ele ficou tetraplégico depois de levar um tiro numa tentativa de assalto. A Justiça julgou que o estado de Pernambuco é culpado por não ter oferecido segurança ao rapaz e condenou as autoridades a pagar os honorários e a viagem ao Brasil da equipe médica americana, R$ 280 mil.
Há um ano e três meses, uma máquina ajuda Marcos José de Oliveira a respirar. O jovem universitário, de 25 anos, ficou tetraplégico ao levar um tiro no ouvido durante uma tentativa de assalto, no Recife. Na parede, o retrato do filho, que nasceu enquanto Marcos estava na UTI.
O bom humor e a vontade de lutar pela vida do Marcos impressionam os médicos, os parentes e quem convive com ele. É uma luta que vai além das complicações no quadro clínico.
Em uma longa batalha judicial, a família conseguiu uma decisão inédita na justiça de Pernambuco que responsabilizou o estado pela falta de segurança no caso de Marcos.
“A tese é que o estado responde objetivamente, independentemente de culpa pela sua inércia, pela sua ineficiência. Ele deve responder pelo risco que ele causa à sociedade por não prestar um serviço público eficaz”, afirma a advogada da família Luciana Browne.
O estado foi obrigado a fazer um depósito de R$ 279 mil para pagar um dos maiores especialistas dos Estados Unidos. Ele virá ao Brasil para implantar um marca-passo no diafragma, que ajudará na respiração de Marcos, uma exigência da família, atendida pela decisão judicial.
“É uma das únicas possibilidades na tentativa de tirar ele da ventilação mecânica é a implantação deste dispositivo”, diz o médico Hélder Correa.
A família só espera agora a liberação do dinheiro para a realização da cirurgia. “A gente lutou muito e a gente tem muita fé em Deus e isso vai acontecer. Ele vai fazer a cirurgia e voltar pra casa”, afirma a irmã de Marcos, Patrícia Oliveira.
Marcos é apenas uma das vítimas em um estado com grave histórico de crimes a mão armada. Pernambuco está na ponta em número de mortes causadas pela violência.
“Nos últimos dez anos, Pernambuco sempre ocupou o primeiro e segundo lugares e, portanto, sempre em um nível semelhante ao Rio de Janeiro e Espírito Santo 50 homicídios por mil habitantes”, diz o pesquisador Júlio Jacob.
A OAB comentou a decisão da justiça e reconheceu que a conquista da família de Marcos ainda não é uma realidade para todos. “As pessoas relutam e não acreditam que podem buscar o judiciário e ter uma resposta rápida. Esta decisão nos deixa otimistas. Se o estado pode reparar o dano físico ou emocional, nos hospitais públicos ou de outras maneiras, o estado tem que reparar”, diz Jaime Asfora, presidente da OAB/PE.
O estado de Pernambuco não vai recorrer e já depositou o dinheiro. Nesta terça-feira, o consulado brasileiro em Los Angeles informou que já foi autorizada concessão do visto para a equipe médica que vem ao Brasil fazer a cirurgia em Marcos.


FONTE JORNAL O GLOBO

http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20080304-317478,00.html

Um comentário:

Noticias em Destaque disse...

U R G E N T E
O estado recorreu ao STF pedindo suspensão da liminar para liberação do pagamento das despesas da cirurgia de Marquinhos, fazendo com que fosse mais uma vez adiada para 30 de abril. Seria dia 13 passado. Estamos endereçando apelo pela vida de Marcos José Silva de Oliveira (Recife-PE) à presidente do STF, ministra Ellen Gracie, que deverá decidir se livbera ou não nesta segunda-feira, dia 17. O email é ellengracie@stf.gov.br. Por favor, repasse aos amigos. Não é mais uma simples demanda judicial para uma cirurgia, mas a irresignação da população contra a violência urbana que atinge níveis insuportáveis e o governo só tomará uma atitude quando começar a sentir em seus cofres o prejuízo. Como ninguém aciona o Estado para assumir e pagar pela sua (ir)responsabilidade, as pessoas vão perdendo a vida ou ficando como Marcos, num leito de UTI.