segunda-feira, 10 de março de 2008

Identificadas seis vítimas de enxurrada

Entre os mortos, está uma menina de 10 anos, um rapaz de 21 e uma moça de 24.Segundo bombeiros, há um desaparecido; ainda haveria outra pessoa sumida.

Do G1, no Rio

var midiaEmbed = { midiaId: 800858, autoStart: false }; var embed = new GMCEmbed(midiaEmbed); embed.print();
Os seis corpos resgatados depois que uma tromba d’água atingiu o Rio Soberbo em Guapimirim, na Região Metropolitana no domingo (9) foram identificados na tarde desta segunda-feira (10) pelo Instituto Médico Legal. As famílias das vítimas compareceram ao local, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e ajudaram no reconhecimento.De acordo com os bombeiros, há uma pessoa desaparecida. Seria um homem de 37 anos. As vítimas foram identificadas como Isabele Santos Rodrigues, de 31 anos; Juliana Costa Viana, de 24 anos; Thainá Leal Galvão, de dez anos; Erenilton Bispo Santos, 66; Rodrigo Freitas Ferreira, de 21 e João Marcos Santana de Oliveira, de 43 anos. Segundo parentes de uma das vítimas, ainda haveria outra pessoa desaparecida, informação não confirmada pelos bombeiros.

Sinais da tromba d'água
De acordo com especialistas, o primeiro sinal de uma tromba d’água é o aparecimento de galhos e folhas na água. É o que explica o meteorologista Valdo Marques, chefe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

“A água começa a ficar um pouco suja, com o aparecimento de galhos de árvores. O pessoal local sabe disso e sai da água. O pessoal que é de fora, não”, explica Marques, que conhece bem a região. Segundo o meteorologista, a tromba d’água é uma chuva forte, que ocorre durante poucos minutos e ocasiona a cabeça d’água, uma enchente também repentina.

Entenda a diferença entre tromba d'água e cabeça d'água.“O que ocorreu foi um temporal na Serra, uma chuva muito forte que causou a enchente repentina. Foi na cabeceira do Rio. Como a inclinação é muito grande, a enchente ocorreu rapidamente”, explicou. No meio da tarde havia risco novo risco de correnteza forte e muitos visitantes tiveram que deixar o lugar às pressas.

Nenhum comentário: