sábado, 29 de março de 2008

Cesar Maia reconhece falhas na prevenção da dengue na cidade

 
Alto índice de óbitos infantis é responsabilidade do Ministério da Saúde, afirmou prefeito.
Ele disse também que confirmou a existência de epidemia em algumas áreas.

Do G1, no Rio, com informações da CBN

O prefeito César Maia admitiu, na noite de sexta-feira (28), que houve falhas na prevenção ao avanço da dengue na cidade do Rio. Em entrevista à Rádio CBN, ele disse, no entanto, que evitar um surto da doença na cidade que recebe pessoas de vários estados e países é mais difícil.

"Falhas sempre ocorrem. Uma cidade como a nossa, com a taxa de densidade demográfica de algumas regiões, uma cidade que recebe migrantes, muita gente de outras cidades. Para se ter uma idéia só da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana do Rio são quase dois milhões de pessoas diariamente aqui. Tem fluxo permanente de outros estados e países, então são condições completamente diferentes”, alegou Maia.

A Secretaria municipal de Saúde informou na sexta que subiu para 31.288 o número de casos notificados de dengue na cidade. Somente em 2008, 31 pessoas morreram por causa da doença no município.

Já o alto índice de óbitos infantis, ele afirma que “esses são de responsabilidade do Ministério da Saúde por não nos ter informado a tempo, tendo informações e tendo ocultado essa informação."
O prefeito disse também que confirmou a existência de epidemia em algumas áreas.
"Eu nunca neguei um surto epidêmico do final de janeiro para o início de fevereiro na região de Jacarepaguá, em algum entorno de Del Castilho e num corredor em direção a Senador Camará, Bangu. O que eu disse é que a cidade do Rio de Janeiro como um todo não vivia uma situação de surto epidêmico. Você não pode dar uma generalização porque todos os bairros da cidade vão demandar serviços que precisam estar concentrados nas áreas de surto epidêmico”.
César Maia afirmou que não acredita que o avanço da dengue em ano eleitoral poderá prejudicar a campanha da pré-candidata do DEM, a deputada federal Solange Amaral, na corrida à prefeitura do Rio, apoiada por ele.
"A população sabe exatamente o que cabe à administração pública. Quando nós colocamos em pesquisa perguntas a respeito disso temos a resposta. Aqui no Rio, principalmente, a população tem um alto nível de consciência política. Ela sabe alocar os erros da administração municipal, estadual e da federal.", garantiu o prefeito.
Ele informou também que não viu qualquer sinal de deboche quando foi à Igreja do Bonfim na Bahia, na semana passada, pedir para que o mosquito da dengue voasse em direção ao mar.
"Rezar, pedir a Deus ajuda...você acha que isso é motivo de brincadeira, de graça?", disse ele.

Nenhum comentário: