quinta-feira, 20 de março de 2008

Cabo investigado por pirataria do filme 'Tropa de Elite 3'

'Paulo Carvalho - Extra

RIO - Um cabo do 7º BPM (São Gonçalo) está sendo investigado por suspeitas de ter desviado imagens sigilosas feitas durante operações do Serviço Reservado (P-2) do 12º BPM (Niterói). Em janeiro, a PM instaurou um Inquérito Polícia Militar (IPM) para apurar o caso. Agora, o policial envolvido terá que apresentar o Documento de Razão de Defesa (DRD), onde vai tentar explicar como essas imagens foram parar fora da seção onde ele trabalhava. Outros quatro policiais estão sendo investigados.
Segundo o relatório do IPM, ficou constatado que as filmagens foram feitas pelo próprio cabo, com o consentimento do comando do 12 BPM. De acordo com o oficial que comandava a P-2, as filmagens eram feitas com base no planejamento de operações da equipe de inteligência. O cabo fez as gravações quando estava lotado no batalhão de Niterói. O vídeo foi parar na mão de vendedores ambulantes e estão sendo comercializados irregularmente com o título "Tropa de Elite 3" ( clique aqui para assistir ).
As imagens mostram operações nos Morros do Caramujo e do Estado. No depoimento que prestou à Corregedoria, o cabo disse que a P-2 não tinha suporte técnico para edição e para arquivar as imagens. E que, por isso, ele as levava para casa. Ele falou também que havia emprestado o vídeo para quatro colegas: um cabo e três soldados.
Os outros PMs dizem ter ficado um dia com as imagens. Até agora a Polícia Militar não conseguiu descobrir como as fitas foram parar nas mãos de camelôs. O cabo dá duas versões para o que pode ter acontecido. Em uma delas, ele acusa os colegas de terem pirateado o DVD. Na outra, o policial admite a hipótese de alguma cópia ter sido levada na ocasião em que teve seu carro arrombado. O oficial que investigou o caso descobriu, porém, que não há qualquer registro do roubo.
Na conclusão do IPM, o oficial determina que o cabo faça sua defesa. Ele terá que justificar o fato do DVD ter sido pirateado. Os demais policiais também vão ter que elaborar o mesmo documento por terem levado para casa uma cópia das imagens.

fonte : Jornal EXTRA

http://extra.globo.com/rio/materias/2008/03/19/cabo_investigado_por_pirataria_do_filme_tropa_de_elite_3_-426326421.asp

Nenhum comentário: