quinta-feira, 27 de março de 2008

Forças Armadas vão montar três hospitais de campanha no Rio

Cerca de 1.200 militares vão trabalhar na hidratação de pacientes.Outros 500 militares vão atuar com os bombeiros no combate ao mosquito.

Alba Valéria Mendonça Do G1, no Rio

Saiba mais
» Cesar Maia nega epidemia de dengue
» Estado confirma 54 mortes por dengue
» Epidemia de dengue faz repelente sumir das farmácias
» Niterói consegue melhores resultados no combate à dengue
» Déficit de médicos permite avanço da dengue, diz Cremerj
» Especialista revela verdades e mitos sobre a dengue
Em reunião realizada nesta quinta-feira (27), entre os secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, representantes do Ministério da Saúde e das Forças Armadas - Marinha, Exército e Aeronáutica - ficou acertado que 500 militares vão trabalhar junto com os bombeiros no combate ao mosquito da dengue no Rio.

As Forças Armadas vão montar três hospitais de campanha para hidratação dos pacientes com dengue, na Barra da Tijuca, Deodoro, e no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ao todo, 1.200 militares da área de saúde vão atuar nestes hospitais.

Confira a cobertura completa sobre a dengueComo nas tendas montadas pelo governo do estado, os pacientes serão encaminhados e transportados para os hospitais de campanha pelas unidades de saúde. Na Barra, os pacientes serão encaminhados pelo Hospital Lourenço Jorge, em Deodoro pelo Hospital Carlos Chagas, e em Nova Iguaçu, pelo Hospital da Posse e Hospital Infantil de Duque de Caxias. No entanto, segundo o secretário, a Aeronáutica vai ser a única a montar um posto de triagem no terminal de ônibus Alvorada, na Barra. As pessoas com suspeita de dengue na região podem ir ao local e haverá um ônibus da própria Aeronáutica que vai transportar os pacidentes que precisarem de hidratação ao hospital de campanha. A previsão é de que os hospitais de campanha comecem a funcionar na próxima segunda-feira (31). A Aeronáutiva vai montar sua unidade na Sede Campestre do Clube da Aeronáutica, na Barra, onde serão instalados 40 pontos de hidratação. Em Deodoro, o hospital de campanha do Exército vai ser instalado na Vila Militar e vai ter 50 pontos. O hospital da Marinha vai ficar no quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu com 40 pontos de hidratação. Atualmente, o Rio conta com três tendas de hidratação montadas pelo governo do estado, com 195 pontos instalados. Desde janeiro, 54 pessoas morreram de dengue no estado do Rio, sendo que 31 das vítimas eram do município. Ao todo, mais de 40 mil pessoas em todo o estado contraíram a doença, este ano.

Publicada no D.O.
Foi publicado no Diário Oficial de terça-feira (25) projeto de lei do governador Sérgio Cabral que declara que parte do estado do Rio está em situação de emergência por causa da dengue. Com isso, os agentes de saúde estão autorizados a entrar em imóveis fechados para fazer a vistoria.

Nenhum comentário: