sexta-feira, 28 de março de 2008

Conheça os sintomas para identificar a dengue

 

Getty Images

Apenas a fêmea do Aedes aegypti é transmissora da dengue

 

A dengue é uma doença causada por um arbovírus, ou seja, aquele que é transmitido por um artrópode (inseto). O mosquito Aedes aegypti é o hospedeiro intermediário do vírus, mas ele só passa a ser um agente transmissor quando pica uma pessoa infectada. Não há transmissão de pessoa para pessoa ou por meio de objetos.
» Tipos de dengue
» Veja como se prevenir
Segundo a clínica geral e infectologista Lígia Raquel Brito Francisco da Silva, o vírus passa por um período de incubação de quatro a 10 dias. "Esse é o período que o vírus se multiplica no corpo. Após isso, a pessoa começa a apresentar os primeiros sintomas", explica.
É importante ficar alerta para os sintomas, pois eles podem ser confundidos com os de outras doenças, como a gripe. Os primeiros sinais são febre alta, dor nas articulações e músculos, fraqueza, falta de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, fortes dores de cabeça e dor no fundo dos olhos.
A dengue é identificada pelo médico apenas pela observação dos sintomas. De acordo com o clínico geral e infectologista Paulo Olzon, o exame de sangue pode dar negativo em relação ao vírus quando a doença se encontra no estágio inicial. "O exame de sangue deve ser feito depois de duas semanas para que os anticorpos possam ser detectados na amostra", explica.
A chamada dengue clássica cura-se naturalmente, quando o organismo livra-se do vírus através de anticorpos. A forma hemorrágica, no entanto, requer mais cuidados, pois é esta que pode matar. "A dengue hemorrágica é extremamente rara", afirma Olzon.
Quando o paciente apresenta o quadro hemorrágico existe sangramento da gengiva, das narinas e de órgãos internos, o que ocasiona as dores abdominais. Apesar de trazer maior risco, este tipo da doença tem cura desde que os cuidados sejam tomados logo após os primeiros sintomas. É mais fácil acometer pessoas com organismo enfraquecido, como alguém com desnutrição ou sistema imunológico debilitado.
Tratamento
Não existe um tratamento específico para a dengue. Por esta razão, são tratados somente os sintomas, ou seja, antitérmicos auxiliam a controlar a febre e os analgésicos amenizam as dores musculares e de cabeça, por exemplo.
"Dengue é uma doença benigna e que se trata em casa. O principal é a pessoa se manter em repouso", afirma Paulo Olzon.
Cura
A dengue é uma doença de cura definitiva e espontânea. Isso quer dizer que a pessoa estará sã quando o ciclo do vírus se completar no organismo. "O organismo se livra da doença quando se livra dos vírus", explica Paulo.
Medicamentos que devem ser evitados
Quando há suspeita de dengue, todos os medicamentos que sejam feitos à base de ácido acetil salicílico têm de ser evitados. "O ácido acetil salicílico diminui o número de plaquetas e interfere na coagulação", explica Olzon. Portanto, este tipo de remédio aumenta a chance de a doença evoluir para o quadro hemorrágico.
"Não se deve utilizar AAS, aspirina e melhoral, entre outros medicamentos com ácido acetil salicílico. Para a dor, deve ser utilizado dipirona ou paracetamol", afirma Lígia.
Prevenção
O infectologista Paulo Olzon acredita que a prevenção da dengue se relaciona com a consciência de cada um. "A prevenção começa ao cuidar do seu próprio espaço para evitar que se tenha água parada", afirma.
"A melhor prevenção é tentar erradicar o mosquito. Outra boa medida é usar repelente", afirma Lígia.
Medidas preventivas
- lavar pratos de plantas e xaxins com bucha para eliminar ovos do mosquito ou trocar a água por areia molhada nos pratos
- limpar calhas e lajes
- lavar bebedouros de animais com bucha, além de trocar a água
- guardar garrafas vazias com a boca para baixo
- manter o lixo sempre fechado
- tampar caixas d'água e poços
Serviço:
Lígia Raquel Brito Francisco da Silva - clínica geral e infectologista
Site: www.hospitaledmundovasconcelos.com.br
Paulo Olzon - clínico geral e infectologista
Email: olzon@terra.com.br

Nenhum comentário: